Entre a promessa de Emancipação e os Epistemicídios Culturais: um paradoxos para o Ensino de Ciências

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo, RS
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Mateus Lorenzon Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Pedagogias Críticas, Alfabetização Científica, Epistemicídios, Ensino de Ciências, Emancipação

Resumo

Neste ensaio discute-se o paradoxo existente no Ensino de Ciências, argumentando acerca da necessidade de aportes críticos e fundamentos éticos que dêem sustentação a tais práticas, a fim de evitar o desenvolvimento de uma compreensão instrumental do conhecimento científico. Entende-se que o Ensino de Ciências comporta uma possibilidade ambígua na medida em que, sob a promessa de emancipação individual e a superação de perspectivas fatalistas e deterministas do mundo, apresenta o risco da promoção de epistemicídios culturais, da ruptura subjetiva ou ainda da formação de subjetividades racionalizadoras. Diante da inegável pertinência do conhecimento científico para a formação de um ethos de vida autônomo e democrático, compreende-se a necessidade de trazer em voga tal paradoxo, refletindo acerca das possibilidades e desafios do desenvolvimento de práticas de ensino que pressuponham uma relação crítica com o conhecimento científico, bem como a promoção do diálogo entre os saberes individuais e aqueles oriundos e sistematizados pelo empreendimento da ciência. 

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo, RS

Bolsista produtividade CNPq, atuando como orientadora de Mestrado e Doutorado nos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Graduada em Matemática com habilitação em Física, Especialista em Educação Matemática, Especialista em Ensino de Física, Mestre em Educação (UPF), Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) com estudos na Universidad de Alcalá de Henares - España e Estágio pós-doutoral na Unversidad de Burgos - España (2017-2018). Professora de Física da Educação Básica de 1990-2002 e atualmente professora Titular III da Universidade de Passo Fundo (1993- ), vinculada à Área/Departamento de Física. 

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática LP (UPF). Licenciado em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino de Física (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e professor de física e matemática na Educação Básica.

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu/UPF, na Linha de Pesquisa 2: Processos Educativos e Linguagem. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES II). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Educação Científica e Tecnológica (UPF)" e "A Representação do Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil" (UNIVATES). Mestre em Ensino (UNIVATES, 2018), Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IFSul, 2022) e Graduado em Pedagogia (UNIVATES, 2016). Professor nas redes públicas de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil. Práticas de Ensino. Ensino por Investigação.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. São Paulo: Editora Zahar, 1998.

CACHAPUZ, Antonio. et. al. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

CASARA, Rubens. Estado Pós-democrático. Neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 6 ed. Ijui: Editora UNIJUI, 2014.

CHASSOT, Attico. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 2016.

COSTA, Regina Calderipe. Construção do conhecimento científico segundo algumas contribuições da epistemologia de Bachelard. In.: MORAES, Roque (org). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 69-101

COMENIUS, J. Didática Magna. São Paulo, Martins Fontes: 2011.

CRITELLI, Dulce. Martin Heidegger e a essência da técnica. Revista Margem. Dossiê: Conhecimento do Mundo - Martin Heidegger e a essência da técnica. São Paulo. n. 16. p.83-89, dez/2002.

DESCARTES, René. O discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DURKHEIM, Émile. A Evolução Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1995.

EPSTEIN, Isaac. Divulgação Científica: 96 verbetes. Campinas, SP: Pontes, 2002.

FERRAROTTI, Franco. A revolução industrial e os novos trunfos da ciência, da tecnologia e do poder. In.: MAYOR, Federico; FORTI, Augusto. Ciência e Poder. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 45-62.

FREIRE, Paulo. Conscientização Teoria e Prática da Libertação: Uma Introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 1990.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 27 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.

FORTI, Augusto. O nascimento da ciência moderna e a liberdade de pensamento. In.: MAYOR, Federico; FORTI, Augusto. Ciência e Poder. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 33-44.

HARRES, João Batista Siqueira. Natureza da Ciência e Implicações para a educação científica. In.: MORAES, Roque (org). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 37-68

HURD, Paul. D. Science Literacy: Its Meaning for American Schools. Educational Leadership, v. 16, 1958. p. 13-16.

JORGE, J. S. Sem ódio nem violência: A perspectiva da Libertação Segundo Paulo Freire. São Paulo: Edições Loyola, 1981.

LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação democrática: A revolução escolar iminente. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2023.

LAUGKSCH, Rudiger. C. Scientific Literacy: A Conceptual Overview. Science Education. v. 84. n. 1. Jan/2000.

LORENZON, Mateus. OLIVEIRA, Eniz Conceição. DEL PINO, José C. Possíveis confluências entre alfabetização científica e ação dialógica nos processos de formação do sujeito. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 210–220, 2020.

LORENZON, Mateus; SILVA, Jacqueline Silva da; BARCELLOS, Guy Barros. Problematizações curriculares no ensino de ciências a formação para a cidadania e o empowerment político. Areté. Revista Amazônica de Ensino de Ciências. v.8. n.17. p.36-44. Jul-dez 2015

LORENZON, Mateus. SHUCK, Rogério José. Ein Zwischen de construção de sentido na ação dialógica: olhar a dialogicidade de Freire a partir da hermenêutica. Revista Pedagógica. v. 19, n. 41. Maio/agosto de 2017. p. 63-79.

MARCUSE, Herbert. O homem unidirecional. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

MORAES, Roque. É possível ser construtivista no ensino de ciências? In.: MORAES, Roque. (org). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 103-129.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 14 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para educação do futuro. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2003.

MOUNIR, Hakima. Um exemplo de aprendizagem na vida cotidiana: aprendizagens domésticas em Marrocos. In.: BROUGÈRE, Gilles. ULMANN, Anne-Lise (org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 25-39.

PESSIS-PASTERNAK, Guitta. A ciência: Deus ou diabo? São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Boaventura. de S. Renovar a Teoria Crítica e reinventar a Emancipação Social. São Paulo: Boitempo, 2007.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2020.

ZÔMPERO, Andreia Freitas. LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades Investigativas no Ensino de Ciências: Aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências. v. 13. n. 03. Set./Dez. 2011. p. 67-80.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Werner da Rosa, C. T., Darroz, L. M., & Lorenzon, M. (2023). Entre a promessa de Emancipação e os Epistemicídios Culturais: um paradoxos para o Ensino de Ciências . Revista Interdisciplinar Sulear, (16), 102–115. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7924