Entre a promessa de Emancipação e os Epistemicídios Culturais: um paradoxos para o Ensino de Ciências
Keywords:
Pedagogias Críticas, Alfabetização Científica, Epistemicídios, Ensino de Ciências, EmancipaçãoAbstract
Neste ensaio discute-se o paradoxo existente no Ensino de Ciências, argumentando acerca da necessidade de aportes críticos e fundamentos éticos que dêem sustentação a tais práticas, a fim de evitar o desenvolvimento de uma compreensão instrumental do conhecimento científico. Entende-se que o Ensino de Ciências comporta uma possibilidade ambígua na medida em que, sob a promessa de emancipação individual e a superação de perspectivas fatalistas e deterministas do mundo, apresenta o risco da promoção de epistemicídios culturais, da ruptura subjetiva ou ainda da formação de subjetividades racionalizadoras. Diante da inegável pertinência do conhecimento científico para a formação de um ethos de vida autônomo e democrático, compreende-se a necessidade de trazer em voga tal paradoxo, refletindo acerca das possibilidades e desafios do desenvolvimento de práticas de ensino que pressuponham uma relação crítica com o conhecimento científico, bem como a promoção do diálogo entre os saberes individuais e aqueles oriundos e sistematizados pelo empreendimento da ciência.
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