O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO ORIENTADOR DO PLANEJAMENTO DE ENSINO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS

Authors

  • Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Ensino de Ciências por investigação; Planejamento de aulas; Ensino de Ciências.

Abstract

Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa ainda em andamento, realizada com trinta e seis alunos de uma escola pública estadual de Belo Horizonte em Minas Gerais, e objetivou discutir contribuições do Ensino de Ciências por Investigação para o planejamento das aulas, visto que as características desta abordagem podem propiciar uma nova visão em relação às práticas de ensino na educação básica. A metodologia adotada é qualitativa com enfoque na pesquisa-ação. Os dados foram coletados em uma primeira investigação em sala de aula e analisados à luz de referenciais teóricos relacionados ao Ensino de Ciências por Investigação e Práticas de Ensino. A abordagem investigativa das aulas pode proporcionar uma nova perspectiva para condução das atividades, podendo-se inferir que ela pode contribuir no planejamento das aulas. Acreditamos que pesquisas similares podem trazer contribuições para o Ensino de Ciências. 

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Published

2021-10-09

How to Cite

Geraldo Torquato de Oliveira, S., & Rodrigues da Costa Neves, M. L. . (2021). O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO ORIENTADOR DO PLANEJAMENTO DE ENSINO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS. Sulear Interdisciplinary Journal, (10), 106–116. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5981