O INTERESSE E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM UMA VISITA A UM MUSEU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.5982

Keywords:

Ensino de Ciências; Museus, Interesse.

Abstract

Muito se debate a respeito dos problemas educacionais e da razão pelo qual os alunos tornam-se desinteressados em relação ao ensino de Ciências. Os museus podem oferecer uma alternativa para o enfretamento de muitas das dificuldades apontadas nas pesquisas no ensino de Ciências. Este artigo faz uma reflexão a partir de um relato de experiência de uma atividade constituída de uma visita guiada por monitores ao Museu de Morfologia da UFMG organizada em parceria com o professor de Ciências, equipe de coordenação pedagógica e direção para o segundo semestre do ano letivo, com cerca de 50 alunos de duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental do turno da tarde de uma escola pública da rede estadual de Belo Horizonte. Por meio dos relatos percebeu-se que a experiência contribuiu para a promoção do interesse dos alunos, inclusive para o ingresso no ensino superior, evidenciando a importância de trabalhos como este. 

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Published

2023-05-12

How to Cite

Geraldo Torquato de Oliveira, S. (2023). O INTERESSE E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM UMA VISITA A UM MUSEU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sulear Interdisciplinary Journal, 5(13), 39–50. https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.5982