USO DE RECURSOS FÍLMICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Bruno Francisco Melo Pereira Instituto Federal de Minas Gerais
  • Eliane Ferreira de Sá Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0115-9799
  • Marina Assis Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O objetivo desse trabalho é investigar como um grupo de professores escolhe e utiliza longa metragens enquanto estratégias didáticas em diferentes disciplinas escolares. Esta investigação foi desenvolvida no contexto da disciplina Ciência no Cinema, ofertada para um curso de mestrado profissional de Educação de uma Instituição de Ensino Superior. Os dados analisados foram gerados por meio de um questionário disponibilizado no início da disciplina e pelas discussões geradas no primeiro fórum aberto, logo após a entrega dos questionários. Todos os professores cursistas têm experiências com uso de filmes. Dentre as reflexões apresentadas por eles acerca do uso de filmes, destacamos quatro temáticas que consideramos em nossas análises: motivação dos professores para utilização de filmes como estratégia didática; critérios levados em consideração pelos professores na escolha do filme; forma como os professores exibem o filme em suas aulas; e os procedimentos didáticos utilizados pelos professores para exibição do filme.

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Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Pereira, B. F. M., de Sá, E. F., & Fonseca, M. A. (2018). USO DE RECURSOS FÍLMICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Interdisciplinar Sulear, (1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3979

Número

Sección

Artigos