EL IMPACTO DEL COVID-19 EN UNA UNIVERSIDAD EN PARAGUAY Y UNA EN BRASIL

Autores/as

  • Lúcio Jorge Hammes Universidade Federal do Pampa: Bage, RS, BR
  • Miriam González Facultad de Derecho de la Universidad Nacional de Asunción - UNA.

Palabras clave:

pandemia, educação, transição

Resumen

Neste artigo busca-se caracterizar o impacto da pandemia COVID-19 na realidade acadêmica da Faculdade de Direito de uma Universidade Pública no Paraguai e da UNIPAMPA, uma univiversidade pública do Brasil. Foram aprofundadas os estudos das comunidades educacionais, com ênfase nas experiências dos professores e dos alunos, considerados atores principais do cenário acadêmico. Professores e alunos passaram por situações difíceis durante o processo acelerado de mudança e com as novas modalidades de transição das aulas presenciais para as virtuais. Um primeiro olhar revela, de forma abrangente, agravamento de problemas relacionados à saúde mental no campo educacional e o bem-estar que deve perpassar a convivência harmoniosa de toda a comunidade. Por fim, alude às oportunidades que a crise suscita e as mudanças que foram aceleradas neste tempo especial.

Citas

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da COVID-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução?. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 29, e20200106, 2020. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100201&lng=en&nrm=iso. access on 15 Jan. 2021.

Revista Electrónica Educare (January-April). Disponível em: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE. acesso em dez. 2020.

TECNOLÓGICO DE MONTERREY. Observatorio de innovación educativa. Acceso nov 2020 https://observatorio.tec.mx/edu-bits-blog/experiencias-virtuales.

UNA. Facultad de Derecho y Ciencias Sociales. http://www.der.una.py/ acceso en dic 2020.

UNASUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus: Mudança de classificação obriga países a tomarem atitudes preventivas. 11 de março de 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em jan. 2021.

UNESCO. IESALC. https://www.iesalc.unesco.org. Acceso nov 2020

UNIPAMA. Unipampa divulga resultado de pesquisas sobre Atividades de Ensino Remoto Emergenciais. 23 de dezembro de 2020. Disponível em: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-divulga-resultado-de-pesquisas-sobre-atividades-de-ensino-remoto-emergenciais. Acesso em dez. 2020b.

UNIPAMPA. PROPPI orienta sobre a retomada das atividades acadêmicas de pós-graduação em ensino remoto emergencial. 08 de junho de 2021. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/prpg/2020/06/08/proppi-orienta-sobre-a-retomada-das-atividades-academicas-de-pos-graduacao-em-ensino-remoto-emergencial/. Acesso em dez. 2020.

UNIPAMPA. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPI/Unipampa. Nota explicativa para a comunidade acadêmica da Unipampa sobre o retorno das atividades. Bagé, 08 de junho de 2020. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/prpg/files/2020/06/nota-explicativa-proppi.pdf. Acesso em jun. 2021a.

UNIPAMPA. Unipampa realiza pesquisa de avaliação do Ensino Remoto Emergencial na Pós-Graduação. 13 de janeiro de 2021. Disponível em: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-realiza-pesquisa-de-avaliacao-do-ensino-remoto-emergencial-na-pos-graduacao. Acesso em jan. 2021.

WEBINAR Impacto del Covid-19, riesgos, oportunidades y estratégias en contexto coronavirus para la educación superior. Gobierno Vasco, Europa y Estados Unidos, marzo 2020. https://www.euskadi.eus/contenidos/documentación/inf_coviddeeducacionsuperiorinte/es_def/20200414. Acceso setiembre 2020.

Publicado

2021-10-09

Cómo citar

Hammes, L. J., & González, M. (2021). EL IMPACTO DEL COVID-19 EN UNA UNIVERSIDAD EN PARAGUAY Y UNA EN BRASIL. Revista Interdisciplinar Sulear, (11), 119–132. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5944