CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Palabras clave:
contação de histórias, educação infantil, prática educativaResumen
O presente artigo aborda a contação de histórias no contexto da Educação Infantil. Tem como objetivo principal enfatizar o ato de contar e ouvir histórias como uma atividade lúdica importante para o desenvolvimento da criança. Enfatiza ainda a origem da contação de histórias, a figura do contador de histórias e o conto infantil no Brasil, do seu surgimento até os dias atuais e a contribuição do professor para a formação das crianças, futuros leitores. Este trabalho utilizou como método de investigação a pesquisa bibliográfica, de literatura específica, a partir de autores que analisam a contação de histórias como um dos recursos fundamentais para o desenvolvimento infantil. Diante dos dados levantados conclui-se que a contação de histórias na Educação Infantil constitui-se em uma prática pedagógica indispensável por despertar na criança o imaginário, a construção de ideias, o interesse, o prazer e o gosto pela leitura, oferecendo-lhe momentos de criação, de expressão, ampliando sua visão de mundo.
Citas
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. 4° ed. São Paulo, 1994.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. V. 1: Documento Introdutório; v. 2: Formação Pessoal e Social; v. 3: Conhecimento de mundo.
BUSATTO, C. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
BUSATTO, C. A arte de contar histórias no Século XXI: tradição e ciberespaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
COELHO, B. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1997.
COELHO, N. N. O Conto de Fadas. 3. Ed. São Paulo: Átia, 1998.
DOHME, V. D. Comunicação e Encantamento: As histórias de fadas como mídia entre a realidade do mundo adulto e a realidade fantástica da criança. São Paulo, 2008.
DOHME, V. D. Técnicas de contar histórias: um guia para desenvolver as suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. Petrópolis: Vozes, 2013.
LAJOLO, M. e ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias. São Paulo: Ática, 2007.
MACHADO, A. M. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
NEVES, M. “Histórias sem fim...”. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção polêmicas do nosso tempo, 93).
OLIVEIRA, R. M. Literatura Infantil: A Importância no Processo de Alfabetização e Letramento e no Desenvolvimento Social da Criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol.13,Janeiro de 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/literatura-infantil?pdf=6478.
RIGLISKI, A. S. Contribuições da contação de histórias no desenvolvimento das linguagens na infância. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1619/TCC%2020!20Adriane%20S.%20Rigliski.pdf?sequence=1.
SILVA, R. A. B.; AMARAL, A. J; SANTANA, E. S. A formação social infanto-juvenil a partir da contação de histórias. Revista Philologos, Ano 24, n° 72. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set/dez. 2018. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO24/72/01.pdf.