Clube de jovens cientistas do Museu Nacional: trajetória, desafios e reflexões durante a pandemia de covid-19

Autores/as

  • Aline Miranda e Souza Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional Seção de Assistência ao Ensino (SAE) Museu Nacional /UFRJ https://orcid.org/0000-0002-6459-4413
  • Anna Carolina Bento Alves dos Santos Museu Nacional /UFRJ
  • Cristiane de Campos Augusto Museu Nacional /UFRJ
  • Dora de Souza Machado Museu Nacional /UFRJ
  • Ederson José de Oliveira Jr Museu Nacional /UFRJ
  • Nádia Santos Arruda Museu Nacional /UFRJ
  • Andréa Fernandes Costa Museu Nacional /UFRJ
  • Laís Borges de Azevedo Mota Museu Nacional /UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6788

Palabras clave:

Clube de Ciências, Educação museal, Pandemia de Covid-19

Resumen

O "Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta" é um projeto de Extensão criado em 2018 e consiste na formação de um clube de ciências que promove a Educação Museal e a Popularização da Ciência junto a estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. É coordenado pela Seção de Assistência ao Ensino (SAE/MN), e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME).  O presente trabalho tem por objetivo relatar a trajetória, desafios e reflexões do Clube durante a pandemia de Covid-19. Diante dos desafios impostos pela pandemia aos museus e às escolas, o Clube precisou se reformular e se adequar ao novo cenário, buscando outras formas de colaboração entre as instituições. As ações propostas pela equipe do projeto e por técnicos, docentes, discentes e colaboradores do MN, antes geolocalizadas, deram lugar, por meio do uso das tecnologias digitais em rede, às ações remotas, assíncronas e síncronas, tais como lives, podcasts, jogos interativos. ações em redes sociais etc. São propostas reflexões sobre os desafios da pandemia a partir do recorte de uma pesquisa sobre as especificidades e potencialidades de clubes de ciências em museus e em escolas, na qual foram entrevistados cinco responsáveis por clubes de ciências em diferentes instituições. A nova conjuntura foi de fato desafiadora para o projeto, no entanto, trouxe também novas perspectivas e reformulações para a construção das edições futuras, estreitando os laços entre museu e escola.

Biografía del autor/a

Aline Miranda e Souza, Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional Seção de Assistência ao Ensino (SAE) Museu Nacional /UFRJ

Educadora Museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ (SAE-MN/UFRJ). Graduada em Ciências Sociais (UFRJ), em História (UFF) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (PROPED/UERJ).

Citas

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O sentido da Escola. 2a. Ed. Rio de Janeiro: DP&A (2000).

CARLÉTTI, Chrystian; MASSARANI, Luisa. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication, n. 14, v. 2, 2015.

COSTA, Andréa; A importância da colaboração museu-escola. Guia de Visitação ao Museu Nacional: reflexões, roteiros e acessibilidade, Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2013. Disponível em: <https://www.museunacional.ufrj.br/site/assets/pdf/guia_MN.pdf> Acesso em: 03 mar. 2022.

COSTA, Andréa; CASTRO, Fernanda; SOARES, Osias; CHIOVATTO, Milene. Educação Museal. In: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.

COSTA, Andrea; SOUZA, Aline Miranda; Resinentti, Priscila. Colaboração Escola e Museu: a experiência do Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional. Encontro Baiano de Educação Museal da Rede de Educadores em Museus da Bahia (REM-BA), 2019.

COUTO, M. R. de A. M. Os Clubes de Ciências e a Iniciação à Ciência: uma proposta de organização no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

FIGUEIRA, Ana Cristina Peixoto. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. 2020. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2020.

FREITAS, Thaís; SANTOS, Carlos Alberto. Clubes de Ciência na Escola: um guia para professores, gestores e pesquisadores. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. DOI: https://doi.org/10.31012/978-65-5861-224-7

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS - FCC. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Informe nº1. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1>. Acesso em 04 mar 2022.

GONÇALVES, I. C. B.; SILVA, P. DO S. DE C. DA; OLIVEIRA, J. L. DE; OLIVEIRA, C. P. DE . Ensino Remoto para Quem? Relato de Experiências em Quatro Escolas Públicas do Rio de Janeiro Durante a Pandemia da COVID- 19. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 5 mar. 2021

GUMS, Elyson; IOSCOTE, Fabia; SPENASSATTO, Gabriel; JOHN, Valquiria Michela. Pesquisa exploratória de podcasts brasileiros voltados à Divulgação Científica. Universidade Federal do Paraná - Curitiba - PR. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Porto Alegre – RS – 20 a 22 de junho de 2019.

IBRAM, Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, 2018.

ICOM. Conselho Internacional de Museus. Museos, profesionales de los museos y COVID-19: resultados de la encuesta. Disponível em: <https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/05/Informe-museos-y-COVID-19.pdf> Acesso em: 28 maio 2020.

INSTITUTO PENÍNSULA, Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil: Resultados 2020. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Diagrama%C3%A7%C3%A3o-Pulso.pdf> Acesso em: 04 mar 2022.

ITAÚ CULTURAL, DATAFOLHA. Hábitos Culturais II. São Paulo - SP: Itaú Cultural, Datafolha, 2021. Disponível em: <https://www.publishnews.com.br/estaticos/uploads/2021/07/QmugDvo9i3wJgrAirmRWlAmo7MeckDtUT3dvBD4X4mmG4CBPb70PlPKr8RkDjgdBW5wRGvbmqRqtJSXx.pdf> Acesso em: 30 nov. 2021

LEMOS, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (org). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003.

MARTI, F.M. A educação museal online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ. (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

NÚCLEO DA INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR- NIC.BR Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC KIDS ONLINE BRASIL, 2019.Disponível em:<https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093441/resumo_executivo_tic_kids_online_2019.pdf> Acesso em 04 de mar 2022.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio de 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online>. Acesso em: 28 maio 2020.

SANTOS, A. C. B. A. et al. A presença de clubes de ciências em Museus e em escolas: semelhanças e diferenças. Caderno de Resumos da 11a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, p. 46, 2022.

SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus (Pandemia Capital). São Paulo: Boitempo, 2020.

SANTOS, Edméa. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO. Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional – Ciência na Quinta. In: Seção de Assistência ao Ensino (blog), 2019. Disponível em https://sae.museunacional.ufrj.br/projetos/clube-de-jovens-cientistas-do-museu-nacional-ciencia-na-quinta/ Acesso em 04 mar 2022

SOUZA, Aline. M., COSTA, Andréa. F., MOTA, Laís. B. de A. Relatório do projeto Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional - Ciência na Quinta. (Relatório interno). Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2019.

TERZIAN, Sevan G. Science Education and Citizenship: Fairs, Clubs, and Talent Searches for American Youth, 1918-1958. New York: Palgrave Macmillan, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137031877

UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (UNDIME). Pesquisa Undime sobre Volta às Aulas 2021. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: <http://undime.org.br/uploads/documentos/phpb9nCNP_6048f0cf083f8.pdf>. Acesso em: 04 mar 2022.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INF NCIA (UNICEF). Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: Reprovação, abandono e distorção idade-série, 2021. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar.pdf.> Acesso em 04 mar 2022.

VALLADARES, José. Museus para o Povo: um estudo sobre os museus americanos. Bahia: EPP, 2010.

VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Colaboração entre o museu e a escola: Uma estratégia metodológica potencializadora de projetos político pedagógicos emancipatórios. 32ª Reunião Nacional da ANPED (Anais) Caxambu, 2002.

VIDEIRA, L. F. F., GUEDES, H. C. M., AIRES, A. de S.; SILVA, E. M. da. O Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi. In: IBRAM. Educação museal: experiências e narrativas. Brasília: Ibram, 2012.

Publicado

2022-07-12

Cómo citar

Miranda e Souza, A. ., Bento Alves dos Santos, A. C., de Campos Augusto, C., de Souza Machado, D., de Oliveira Jr, E. J., Santos Arruda, N., … Borges de Azevedo Mota, L. (2022). Clube de jovens cientistas do Museu Nacional: trajetória, desafios e reflexões durante a pandemia de covid-19 . Revista Interdisciplinar Sulear, 5(12), 73–94. https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6788