Mapeando teses e dissertações: análise de práticas pedagógicas decoloniais nas produções acadêmicas brasileiras
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, pedagogia decolonial, revisão de literaturaResumo
Este artigo investiga práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva decolonial, destacando sua importância ética, dialógica e humanizadora. Inspirados por pensadores como Paulo Freire e bell hooks, reconhecemos o papel crucial da prática pedagógica na emancipação humana, fomentando a curiosidade e a consciência crítica. Ao observar a persistência de opressões em ambientes escolares, particularmente sob a influência de ideais eurocentrados, o estudo visa analisar teses e dissertações no contexto brasileiro. Inicialmente, foram identificados 52 trabalhos entre teses e dissertações em fevereiro de 2024, no período demarcado de 2017 a 2023, utilizando palavras-chave como "educação decolonial" e "pedagogia decolonial". Por meio de critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 12 trabalhos, considerando o intervalo de 2017 a 2023 para abranger seis anos de produção. A escolha dos trabalhos baseou-se em critérios de inclusão, priorizando pesquisas empíricas que investigam práticas pedagógicas decoloniais, tanto no ambiente escolar quanto em contextos não escolares. Excluíram-se pesquisas teóricas e documentais. A opção por mapear a produção acadêmica visa compreender como as práticas pedagógicas são percebidas e problematizadas sob essa perspectiva política e pedagógica. O estudo concentra-se na exploração de dimensões contra-hegemônicas da colonialidade, alinhando-se aos legados de Paulo Freire, Franz Fanon, Aníbal Quijano e Catherine Walsh. Propõe, ademais, situar a prática pedagógica contra-hegemônica, resistente e crítica, promovendo a educação como um caminho em direção à liberdade e autonomia. Dessa forma, almeja contribuir para a construção de uma pedagogia decolonial mais inclusiva, emancipadora e libertadora.
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