Do trauma à sala de aula
desafios e estratégias de intervenção psicológica em ambientes escolares para crianças deslocadas da guerra em cabo delgado
Palavras-chave:
Trauma infantil, Psicologia escolar, Intervenção psicológicaResumo
Este estudo investiga a discrepância entre as políticas e a prática de apoio psicológico a crianças deslocadas da guerra em Cabo Delgado, Moçambique. O objetivo principal é identificar os desafios que educadores e profissionais de ensino enfrentam ao implementar intervenções psicológicas e pedagógicas nessas escolas. A pesquisa utilizou uma metodologia bibliográfica e documental, analisando relatórios de agências humanitárias e documentos oficiais. O estudo descobriu que, apesar de haver iniciativas em vigor para ajudar as crianças, a sua aplicação efetiva é dificultada por barreiras significativas. As principais dificuldades incluem a falta de recursos, a carência de formação adequada. A conclusão do estudo enfatiza que, para as escolas se tornarem ambientes de cura, é necessário ir além da educação tradicional. É crucial adotar uma pedagogia sensível ao trauma e reconhecer o papel do professor como um agente de apoio emocional para estas crianças.
Referências
CNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Moçambique: A Crise em Cabo Delgado. Disponível em: https://www.acnur.org/br/mocambique-a-crise-em-cabo-delgado. Acesso em: 1 ago. 2025.
AMNESTY INTERNATIONAL. "O que vi foi a morte": Crimes de guerra no "Cabo esquecido" de Moçambique. Disponível em: https://www.amnesty.org. Acesso em: 1 ago. 2025.
APA (American Psychiatric Association). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013.
CIP MOÇAMBIQUE. É preciso garantir segurança, educação, apoio psicossocial e reconstrução comunitária. Disponível em: https://www.cipmoz.org. Acesso em: 1 ago. 2025.
DW. Como a guerra afeta o desenvolvimento das crianças. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/como-a-guerra-afeta-o-desenvolvimento-das-crian%C3%A7as/a-68891812. Acesso em: 1 ago. 2025.
ICRC (Comité Internacional da Cruz Vermelha). Moçambique: como melhorar a saúde mental da comunidade afetada pelo conflito?. Disponível em: https://www.icrc.org/pt/document/mocambique-como-melhorar-saude-mental-da-comunidade-afetada-pelo-conflito. Acesso em: 1 ago. 2025.
MINEDH MOÇAMBIQUE. Manual de Apoio Psicossocial para Gestores Escolares e Professores. Disponível em: https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2023/02/Manual-de-Apoio-Psicossocial-para-Gestores-Escolares-e-Professores_digital_Final.pdf. Acesso em: 1 ago. 2025.
SAVE THE CHILDREN. Cabo Delgado: A vida das crianças nos campos de deslocados. Maputo: Save the Children Moçambique, 2021.
SCHENEIDER, C. Psicologia escolar e a intervenção em situações de crise e emergência. Petrópolis: Vozes, 2017.
UNICEF. O trauma psicológico de crianças em conflitos. Disponível em: https://www.unicef.org/es/historias/trauma-psicologico-en-niños-en-zonas-de-conflicto. Acesso em: 1 ago. 2025.
UNICEF. Proteção contra violência, exploração, abuso, negligência e práticas nocivas. Disponível em: https://www.unicef.org/mozambique/proteção-contra-violência-exploração-abuso-negligência-e-práticas-nocivas. Acesso em: 1 ago. 2025.
UNICEF PORTUGAL. Crianças em conflitos: o lado mais invisível das guerras. Disponível em: https://donativos.unicef.pt/campanha/criancas-em-conflitos. Acesso em: 1 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.







