Acessibilidade e tecnologia assistiva no contexto da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9546Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Educação Tecnológica e ProfissionalResumo
O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a acessibilidade tem sido implementada no processo de ensino e aprendizagem de alunos que dependem da Tecnologia Assistiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tal, foi realizada uma pesquisa em 2024 de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, foi feita uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Scientific Electronic Library Online. Dentre os resultados, destaca-se a falta de TA apropriadas e da carência de preparo pedagógico para apoiar alunos com deficiência por parte das instituições de ensino. Muitos educadores não possuem formação e conhecimento para utilizar a TA, o que limita a eficácia da inclusão de alunos com deficiência nas práticas educacionais. Assim, a acessibilidade física e a inclusão social, até então, são desafios significativos na EPT.
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