Acessibilidade e tecnologia assistiva no contexto da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9546

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Educação Tecnológica e Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a acessibilidade tem sido implementada no processo de ensino e aprendizagem de alunos que dependem da Tecnologia Assistiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tal, foi realizada uma pesquisa em 2024 de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, foi feita uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Scientific Electronic Library Online. Dentre os resultados, destaca-se a falta de TA apropriadas e da carência de preparo pedagógico para apoiar alunos com deficiência por parte das instituições de ensino. Muitos educadores não possuem formação e conhecimento para utilizar a TA, o que limita a eficácia da inclusão de alunos com deficiência nas práticas educacionais. Assim, a acessibilidade física e a inclusão social, até então, são desafios significativos na EPT.

Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Nova Faculdade. Especialista em Controle de Processos pelo CEFET-MG. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Adrielle Ketllenn Fernandes de  Alvarenga, CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Psicopedagogia (UNIBF), atuou como professora do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Infantil Trampolim. Pedagoga com aprofundamento em Ciências da Religião pela PUC-MG. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

Grossi, M. G. R., &  Alvarenga, A. K. F. de. (2025). Acessibilidade e tecnologia assistiva no contexto da educação profissional e tecnológica. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 7(1), 7–31. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9546