A construção colaborativa de vídeos como suporte multimodal nas aulas de geografia da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9608Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Multimodalidade, vídeos colaborativosResumo
Este artigo, parte da pesquisa de mestrado "A Construção Colaborativa de Vídeos como Suporte Multimodal nas Aulas de Geografia da Educação Básica", apresenta uma síntese da investigação sobre o uso de vídeos colaborativos no ensino de Geografia. Fundamentado nos conceitos de colaboração, multimodalidade e tecnologias educacionais, o estudo adota uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação, realizada em uma escola pública com estudantes do 8º e 9º anos. Os dados foram coletados por entrevistas com professores, questionários com alunos e observação participante, analisados por meio da análise de conteúdo. Contudo, desafios como infraestrutura tecnológica limitada e necessidade de formação docente foram identificados. A abordagem multimodal e colaborativa possui potencial para inovar o ensino de Geografia, desde que haja suporte técnico e metodológico adequado.
Referências
FERREIRA, Andréia de Assis. Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GUIMARÃES, Alexandre Siqueira. A construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básica. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.







