A construção colaborativa de vídeos como suporte multimodal nas aulas de geografia da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9608

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Multimodalidade, vídeos colaborativos

Resumo

Este artigo, parte da pesquisa de mestrado "A Construção Colaborativa de Vídeos como Suporte Multimodal nas Aulas de Geografia da Educação Básica", apresenta uma síntese da investigação sobre o uso de vídeos colaborativos no ensino de Geografia. Fundamentado nos conceitos de colaboração, multimodalidade e tecnologias educacionais, o estudo adota uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação, realizada em uma escola pública com estudantes do 8º e 9º anos. Os dados foram coletados por entrevistas com professores, questionários com alunos e observação participante, analisados por meio da análise de conteúdo. Contudo, desafios como infraestrutura tecnológica limitada e necessidade de formação docente foram identificados. A abordagem multimodal e colaborativa possui potencial para inovar o ensino de Geografia, desde que haja suporte técnico e metodológico adequado.

Biografia do Autor

Alexandre Siqueira Guimarães, PBH

Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Educação e Docência/MP, linha Educação Tecnológica e Sociedade - Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Graduado em Geografia com ênfase em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atua como professor da educação básica na condição de professor efetivo da prefeitura municipal de Betim e de Belo Horizonte. Pesquisa a produção de vídeos, a Colaboração, a Multimodalidade e o ensino de Geografia.

Andréia de Assis Ferreira, UFMG

Pós-doutora em Educação (UFMG, 2011). Possui Doutorado em Educação (UFMG/FAE) e mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2004), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG (2002) e especialização em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2002). Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação e desenvolvimento profissional docente, atuando principalmente nos seguintes temas :Tecnologias Digitais, Desenvolvimento Profissional de professores, EAD e Ensino de História. Professora da Rede Municipal de Ensino por 15 anos. Trabalhou como professora em diversas Instituições de Ensino Superior, em cursos na modalidade presencial e a distância. Professora efetiva do Centro Pedagógico da UFMG e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação UFMG. Coordenadora da linha de pesquisa Mediação das Tecnologias Digitais no ensino e desenvolvimento profissional de professores.

Referências

FERREIRA, Andréia de Assis. Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GUIMARÃES, Alexandre Siqueira. A construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básica. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold, 2001.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Siqueira Guimarães, A., & de Assis Ferreira, A. (2025). A construção colaborativa de vídeos como suporte multimodal nas aulas de geografia da educação básica. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 7(1), 109–130. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9608