O processo de subjetivação na formação de pedagogos

Autores

  • Luciano Andrade Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Daniela Perri Bandeira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9622

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Superior;, Pedagogia;, Formação de professors(as)., subjetivação

Resumo

Este estudo objetiva analisar os processos de subjetivação em docentes na relação deles com o trabalho de formação universitária em Pedagogia. Objetiva-se mostrar o perfil dos professores(as) de uma escola privada e de outra pública; discorrer sobre os documentos normatizadores do Estado para a formação em Pedagogia; e relatar, à luz das características das organizações educacionais, a função social da escola. Diante desse contexto, questionam-se quais recursos de subjetivação são demandados do professor que ensina a ensinar no curso de Pedagogia. Recursos metodológicos como análise documental e grupo focal foram utilizados com a intenção de interpretar o papel docente na construção subjetiva durante a formação em um curso de Pedagogia. Foram elencadas cinco categorias de análise e discussão a partir dos grupos focais: concepção docente; relação professor-aluno; o egresso; a natureza jurídica da escola; a subjetivação. Pôde-se observar que, independentemente da IES de atuação, o labor docente é semelhante e é impactado por cenários pontuais. A leitura das opiniões dos docentes, a partir dos grupos focais, traz, em certos momentos, cenários distintos entre as organizações privada e pública, como a condução da carreira do professor. Em outros, há comunhão de ideias, como os procedimentos pedagógicos em uma sala de aula.

Biografia do Autor

Luciano Andrade Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor, comunicador social e gestor educacional, acredita no poder da linguagem e do ensino na construção das culturas organizacionais. Jornalista (1998), licenciado em Letras (Inglês/Português) (2014), Pedagogo (2017), especialista em Língua Portuguesa (1999) e mestre em Mídia e Conhecimento (2002). 

Daniela Perri Bandeira , Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Ensino Superior nível VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

Andrade Ribeiro, L., & Perri Bandeira, D. (2025). O processo de subjetivação na formação de pedagogos. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 7(1), 155–178. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9622