As TICs na educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9769

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas, Educação Especial

Resumo

O artigo, por meio de revisão da literatura, reflete sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Especial, destacando seu papel na garantia dos direitos à inclusão e acessibilidade de alunos com deficiências. As TICs contribuem para o desenvolvimento de propostas pedagógicas com recursos adaptados, como softwares e ferramentas assistivas, que favorecem a aprendizagem e a participação desses estudantes no espaço escolar. No entanto, persistem desafios a enfrentarmos, como a insuficiente capacitação dos docentes na educação regular e a carência de infraestrutura adequada para a implementação dessas tecnologias. Conclui-se que as TICs não apenas promovem a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, mas também ressaltam a necessidade de formação contínua dos educadores para o uso e aplicação dessas ferramentas. Além disso, ressaltam a importância da ampliação de recursos provenientes das esferas públicas, a fim de assegurar que a educação básica seja inclusiva e equitativa nas escolas.

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

Nascimento Silva, P., & da Silva Feitosa, J. C. (2025). As TICs na educação especial. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 7(1), 73–89. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9769