Jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica nas aulas de lutas da educação física
desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9775Palavras-chave:
Jogos eletrônicos, Educação Física, Lutas, Ensino, TecnologiaResumo
Este artigo investiga o uso dos jogos eletrônicos como estratégia didática para a tematização das lutas nas aulas de Educação Física, voltadas para adolescentes entre 12 e 16 anos. Diante do crescente impacto dos jogos digitais na sociedade e de sua influência na construção de habilidades e conhecimentos, busca-se compreender de que maneira esses recursos podem contribuir para o ensino das lutas. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, fundamentado em uma revisão sistemática da literatura publicada entre 2015 e 2024. Os resultados indicam que os jogos eletrônicos podem estimular o interesse dos alunos, facilitar a compreensão de estratégias e táticas das lutas e proporcionar um ambiente seguro para a experimentação e aprendizado, desde que integrado ao planejamento docente de forma intencional e sistemática. Conclui-se que a integração dos jogos digitais pode ser uma ferramenta pedagógica inovadora na Educação Física, tornando as aulas mais dinâmicas e eficazes.
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