Jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica nas aulas de lutas da educação física

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9775

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, Educação Física, Lutas, Ensino, Tecnologia

Resumo

Este artigo investiga o uso dos jogos eletrônicos como estratégia didática para a tematização das lutas nas aulas de Educação Física, voltadas para adolescentes entre 12 e 16 anos. Diante do crescente impacto dos jogos digitais na sociedade e de sua influência na construção de habilidades e conhecimentos, busca-se compreender de que maneira esses recursos podem contribuir para o ensino das lutas. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, fundamentado em uma revisão sistemática da literatura publicada entre 2015 e 2024. Os resultados indicam que os jogos eletrônicos podem estimular o interesse dos alunos, facilitar a compreensão de estratégias e táticas das lutas e proporcionar um ambiente seguro para a experimentação e aprendizado, desde que integrado ao planejamento docente de forma intencional e sistemática. Conclui-se que a integração dos jogos digitais pode ser uma ferramenta pedagógica inovadora na Educação Física, tornando as aulas mais dinâmicas e eficazes. 

Referências

ALMEIDA, M.; RUFINO, L.; LAZZAROTTI FILHO, A.; BACKES, A.; RODRIGUES, H. A prática pedagógica com as lutas na educação física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, 2022.

ANDRADE, I. dos S.; RIBEIRO, S. D. D. Fighting games e o pânico moral: uma experiência com a educação física escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023.

ANTUNES, M. M. A produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate: reflexões e possíveis encaminhamentos. RBPFEX – Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 10, n. 63, p. 921-924, 2016.

ANTUNES, M. M.; ALMEIDA, J. J. G. de; PATATAS, J. M.; WAKNIN, M. P. G.; HARNISCH, G. S.; STORCH, J. A.; ORTEGA, E. M. Lutas para as pessoas com deficiência: uma possibilidade de intervenção na educação física. Corpoconsciência, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 107–116, 2017.

ANTUNES, M.; RODRIGUES, A. Ensinando lutas na escola: percepções e expectativas de dirigentes do ensino fundamental teaching martial arts in schools: perceptions and expectations of elementary school leaders. Revista Valore, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 885–899, 2019.

ANTUNES, M. M., MOURA, D. L., SILVA JUNIOR, I. A. L. da, ARAÚJO, J. G. E. de, & CORREIA, W. R. Uma experiência de assessoria pedagógica para um professor iniciante no ensino de lutas. Revista Docentes, 6(16), 20-31, 2021.

BOEHL, W. R.; LIMA, L. da S.; FONSECA, D. G. da. (In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 69–77, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CNN BRASIL. Público gamer cresce e 3 em cada 4 brasileiros consomem jogos eletrônicos. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/publico-gamer-cresce-e-3-em-cada-4-brasileiros-consomem-jogos-eletronicos/. Acesso em: 31 ago. 2024.

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Apresentação. 2024. Disponível em: https://www.cbce.org.br/apresentacao/. Acesso em: 31 ago. 2024.

CONSTANTINO, M. T.; VASCONCELLOS, C. H. R.; DACOSTA, L. P.; MATARUNA-DOS-SANTOS, L. J. Perfil e percepção do uso de jogos eletrônicos por alunos do ensino fundamental: relações com a educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. Revista de Educação Física, v. 16, n. 1, 2010.

COSTA, M. C.; MATEUS, A. C.; ANACLETO, F. N. DE A. Jogos eletrônicos na educação física escolar para altas habilidades/superdotação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2023.

CROCETTA, T. B.; OLIVEIRA, S. R.; LIZ, C. M.; ANDRADE, A. Tecnologias com realidades virtual e aumentada no Desempenho Humano: uma revisão. Fisioterapia em movimento. 28 (4). 2015.

FERREIRA, A. R.; FRANCISCO, D. J. Explorando o potencial dos jogos digitais: uma revisão sobre a utilização dos exergames na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1177–1193, 2017.

FERREIRA, C. da S., CARDOSO, N., CARDOSO, T. N., MARIANTE NETO, F. P.; VASQUES, D. G. The teaching of fights in school physical education: A state of knowledge of Brazilian studies. Journal of Physical Education, 34(1), e-3417, 2023.

FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Revista de educação física. Journal of Physical Education, Nº 135, 36-44, 2006.

FONSECA, J. M. C.; FRANCHINI, E.; DEL VECCHIO, F. B. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas aulas de educação física escolar em pelotas, rio grande do sul. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013.

FREIRE, G. G.; GUERRINI, D.; Os Jogos na Sociedade Contemporânea: as Influências dos Avanços Tecnológicos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 463–469, 2016.

GADÊLHA, G. T. S. Os jogos eletrônicos na educação física escolar: uma possibilidade na abordagem crítico-emancipatória. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

GODTSFRIEDT, J.; GODTSFRIEDT, C. E. S.; CARDOSO, F. L. Efeito de uma intervenção com jogos digitais e webgames na motivação intrínseca em escolares. Journal of Physical Education 33. 2022.

IGN BRASIL. 75% dos gamers brasileiros jogaram mais durante a pandemia. 2022. Disponível em: https://br.ign.com/brasil/88505/news/75-dos-gamers-brasileiros-jogaram-mais-durante-a-pandemia. Acesso em: 31 ago. 2024.

JACOB, T. C.; SILVA, L. F. Do jogo eletrônico para uma experiência corporal na educação física escolar. Congresso Brasileiro de ciência e esporte, 2019.

LEMOS, Y. S.; RODRIGUES, A. M.; MOTA, A. F. C. Jogos eletrônicos e educação física: possibilidades de adaptação. Congresso Brasileiro de ciência e esporte 2023.

LIMA, G. A. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de educação física da cidade de Campos Sales – CE. Temas em Educação Física Escolar. 6. 71-86. 2021.

MARTINI, C. O. P.; VIANA, J. A. Jogando com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciência do Esporte 38 (3), 2016.

MARTINS, R. S.; ALVES, C. A. Criação de jogos digitais nas aulas de educação física durante o ensino remoto: quando professores e alunos aprendem juntos. Congresso Brasileiro de ciência e esporte, 2021.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. Quem somos. 2024. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 31 ago. 2024.

REINOSO, L. F.; NETO, C. B.; LOPES, L. C. L. Principais Características dos Games para serem inseridos como Ferramenta Educacional. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Informática, 2012.

REINOSO, L. F.; TEIXEIRA, G. F.; RIOS, R. O. JOGOS DIGITAIS: Princípios, conceitos e práticas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2018.

REIS, F. P. G.; PEREIRA, Á. S.; SILVA, A. A. Interfaces entre os jogos eletrônicos e a tematização das lutas na educação física escolar: Um relato de experiência. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2019.

RUFINO, L. G. B. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC: na analysis from the advances and setbacks of BNCC. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022.

RUFFINO, G. F. P.; BARBOSA, S. M. F.; RIBEIRO, G. M. A bncc e os jogos eletrônicos: um relato de experiência no programa de residência pedagógica. Congresso brasileiro de ciência e esporte, 2023.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Journal of Physical Education, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015.

SALGADO, K.R.; SCAGLIA, A.J. Os exergames como recurso didático no ensino do atletismo na educação física escolar. Journal of Physical education 31, 2020.

SANTANA, P.F.C; FORTES, D.X; PORTO, R.A. Jogos digitais: a utilização no processo ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE, 2016.

SILVA, A. P. S.; INÁCIO, H. L. D.; GEMENTE, F. R. F; SILVA, A. M. A valorização do movimento no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Materiales para la Historia del Deporte, [S. l.], n. 21, p. 77–87, 2021.

SILVA MONTEIRO, L. de C.; CASTILLO VELÁSQUEZ, F. S.; SALLES DA SILVA, A. P. Jogos eletrônicos de movimento e educação física: uma revisão sistemática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016.

SOUSA, E. dos S., SANTOS, F. M.; PAIVA, M. L. da P. de; DIAS, R. E. G.; MONTEIRO, F. Y. dos S. Jogos eletrônicos nas aulas de educação física: uma tendência pedagógica. Congresso Brasileiro de ciência e esporte, 2023.

SOUZA, J.; MATTES, V. V.; OLIVEIRA, V. M.; BRASIL, M. R.; BORSATO, M. A produção acadêmico-científica sobre jogos eletrônicos em periódicos da área de Educação Física no Brasil. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 01–21, 2019.

TERLUK, M. G.; RUPPEL DA Rocha, R. E.; SILVA, F. H.; FERREIRA de Souza, J. S.; MARCON, S. A. K; educação física e ciências do esporte: uma abordagem interdisciplinar – volume 2. Metodologias de ensino e benefícios das lutas e esportes de combate: uma revisão integrativa de literatura. 291-308, 2021.

VASQUES, D. G.; CARDOSO, N. M. N. Jogos eletrônicos e Educação Física escolar: um relato de experiência. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020.

VELOSO, M. C. S.; GOMES, M. R. O. Clash royale: vivência dos jogos eletrônicos na educação física escolar numa escola de tempo integral. Congresso Brasileiro de ciência e esporte, 2023.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Pimenta de Carvalho e Castro, R. M., & Rocha de Oliveira, P. L. (2025). Jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica nas aulas de lutas da educação física: desafios e possibilidades. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 7(1), 90–108. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9775