Um estudo sobre as metodologias ativas nos anos iniciais do ensino fundamental e sobre sua possível prática com crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9780Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista (TEA), Metodologias Ativas, Práticas inclusivas e Autismo, anos iniciais do ensino fundamentalResumo
Este estudo investigou a aplicação de metodologias ativas no Ensino Fundamental, buscando entender sua viabilidade para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A fundamentação teórica abordou as bases conceituais das metodologias ativas e a importância destas na educação inclusiva. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em três instituições de ensino envolvendo três profissionais, duas professoras e uma coordenadora. Através de entrevistas semiestruturadas, foi possível identificar as principais práticas em metodologias ativas utilizadas e os desafios enfrentados pelas professoras. Os resultados evidenciaram que as metodologias ativas, quando bem aplicadas, promovem autonomia, socialização e um aprendizado significativo. No entanto, a pesquisa também evidenciou a necessidade de formação continuada para professores e recursos específicos para atender às necessidades de alunos com TEA, ressaltando a importância da educação inclusiva.
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