Tecnologias em sala de aula

a importância de capacitar professores para o seu uso em práticas pedagógicas e aplicar regras de segurança às ferramentas escolhidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9781

Palavras-chave:

tecnologias, inteligência artificial, qualidade pedagógica, formação de professores, segurança digital

Resumo

Este artigo visa discutir a formação de professores no campo do uso seguro das tecnologias de informação e comunicação e da inteligência artificial em sala de aula. Os autores defendem a importância de que sejam oferecidos programas de capacitação docente voltados para a utilização das novas tecnologias, com ênfase em segurança digital. São dadas orientações sobre as atividades que melhor atendem às necessidades das gerações de estudantes que recebem uma ampla gama de estímulos e convivem com diversos dispositivos tecnológicos desde a mais tenra idade, e indicadas medidas que podem evitar situações problemáticas, quando as tecnologias são usadas na escola. São sugeridos possíveis caminhos para que a formação dos professores os ajude a saber como usar essas ferramentas em suas aulas e gerenciar a segurança e a privacidade necessárias para a proteção dos dados pessoais de estudantes, de professores, dos materiais das aulas e do sistema computacional da escola.

Biografia do Autor

Lucília Panisset, Instituto Casagrande Educação

Educadora, com mais de cinco décadas de experiência profissional em docência e coordenação, desde a Educação Básica até a Educação Superior, a Profa. Lucília Panisset Travassos é Doutora em Gestão do Conhecimento e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Especialista em Neurociências Aplicadas à Educação, em Psicopedagogia (PUC Minas), em Altas Habilidades e Superdotação (UNIFIL), em Psicologia Transpessoal (Faculdade UNIFAHE), em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês (UFMG), e certificada em Leadership: Foundational Principles (Harvard University). Lucília Panisset iniciou a sua trajetória acadêmica com o Curso de Magistério, seguido do Bacharelado em Letras, com licenciatura em Português, Inglês, Literaturas Portuguesa, Brasileira, Inglesa e Americana (PUC Minas) e, por meio de A Prática do Conhecimento Consultoria, Lucília se dedica ao desenvolvimento pessoal e à educação continuada de profissionais das áreas de Educação, Saúde e Gestão, como palestrante, escritora e ministrando cursos e oficinas.

Junio César Campos , Líder Aviação

Graduado em Tecnologia em Informática e especialista em Docência em Educação Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem MBA em Gestão de Projetos (IETEC), é especialista em Computer Software Engineering (PUCMinas), e em Gestão Estratégica de Negócios; Gestão Estratégica de Negócios (UFMG). É Gerente de Sistemas Corporativos na Líder Aviação, em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde atua, há mais de vinte anos, na área de sistemas e soluções em tecnologias da informação, desenvolvendo atividades de liderança técnica, gestão de sustentação, produtos, projetos e equipes, organização e realização de treinamentos, mapeamento e modelagem de processos, análise e levantamento de requisitos, especificação e modelagem de sistemas, atendimento a clientes, visitas técnicas, desenvolvimento e implantação de softwares, suporte funcional e técnico em ERP, programação e outras especialidades afins. É também Analista Sistemas Oracle Sênior e certificado como Project Management Professional (PMP), pelo Project Manager Institute.

Referências

CASTRO, Amélia D. A trajetória histórica da didática. Série Ideias, n. 11. São Paulo: FDE, 1991.

CASTRO, Paula Medeiros de. A possibilidade de uma educação transformadora em Rousseau. 2008. 99 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

CERT.br. Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2025.

COX, K. K. Informática na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.

MARTINS et al. Conhecimento disponibilizado de forma assertiva: a inteligência empreendedora aplicada à Educação. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2025.

MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. de M. R. (Org.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PINTO, Mary Elizabeth Pereira. Docência no nível superior: uma exigência de formação permanente no contexto de mudanças contínuas. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) 126 p. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2002.

VALENTE, J. A. Visão analítica da informática na educação no brasil: a questão da formação do professor. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, set 1997.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Panisset, L., & Campos , J. C. (2025). Tecnologias em sala de aula: a importância de capacitar professores para o seu uso em práticas pedagógicas e aplicar regras de segurança às ferramentas escolhidas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 7(1), 52–72. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9781