Tecnologias em sala de aula
a importância de capacitar professores para o seu uso em práticas pedagógicas e aplicar regras de segurança às ferramentas escolhidas
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9781Palavras-chave:
tecnologias, inteligência artificial, qualidade pedagógica, formação de professores, segurança digitalResumo
Este artigo visa discutir a formação de professores no campo do uso seguro das tecnologias de informação e comunicação e da inteligência artificial em sala de aula. Os autores defendem a importância de que sejam oferecidos programas de capacitação docente voltados para a utilização das novas tecnologias, com ênfase em segurança digital. São dadas orientações sobre as atividades que melhor atendem às necessidades das gerações de estudantes que recebem uma ampla gama de estímulos e convivem com diversos dispositivos tecnológicos desde a mais tenra idade, e indicadas medidas que podem evitar situações problemáticas, quando as tecnologias são usadas na escola. São sugeridos possíveis caminhos para que a formação dos professores os ajude a saber como usar essas ferramentas em suas aulas e gerenciar a segurança e a privacidade necessárias para a proteção dos dados pessoais de estudantes, de professores, dos materiais das aulas e do sistema computacional da escola.
Referências
CASTRO, Amélia D. A trajetória histórica da didática. Série Ideias, n. 11. São Paulo: FDE, 1991.
CASTRO, Paula Medeiros de. A possibilidade de uma educação transformadora em Rousseau. 2008. 99 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
CERT.br. Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2025.
COX, K. K. Informática na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.
MARTINS et al. Conhecimento disponibilizado de forma assertiva: a inteligência empreendedora aplicada à Educação. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2025.
MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. de M. R. (Org.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PINTO, Mary Elizabeth Pereira. Docência no nível superior: uma exigência de formação permanente no contexto de mudanças contínuas. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) 126 p. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2002.
VALENTE, J. A. Visão analítica da informática na educação no brasil: a questão da formação do professor. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, set 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.







