O uso da tecnologia no ensino de literatura na EJA
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9795Palavras-chave:
Tecnologia, Literatura, EJAResumo
A tecnologia está presente na realidade escolar, oferecendo novas possibilidades para o ensino-aprendizagem. Este estudo propõe explorar, a partir de uma revisão bibliográfica, o uso de recursos tecnológicos para abordar textos literários e planejar atividades que envolvam a produção de vídeos. A proposta busca compreender como essas estratégias podem incentivar a leitura entre estudantes, considerando as peculiaridades da comunidade escolar e os recursos midiáticos e didáticos disponíveis. A metodologia usada é a aplicação de uma proposta de atividade com audiovisual para estudantes do período noturno para divulgação de uma crônica, com projeção de resultados positivos.
Referências
ANDRADE, P. F.; LIMA, M.C.M.A. Projeto EDUCOM. Brasília: Ministério da Educação e Organização dos Estados Americanos, 1993.
ARAÚJO, J. H; SILVA, M. G; COUTINHO, D. J. G. O USO DA
INTERNET NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7, 1535–1549, 2021.
CALVINO, Por que ler os clássicos? São Paulo Companhia de Bolso, 2007.
CHAVES, Caroline Souza & BINI, Renan Paulo. Leitura e produção textual na era do Tiktok: uma ponte entre as redes sociais e a sala de aula, 2019.
COSTA, LÚCIA MARGARETE. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) Expansão, democratização e inserção das tecnologias na Rede Pública Disponível em: https://www.aedb.br/publicacoes / Acesso em: 06 dez. 2024.
CUNHA, Fabiana de Souza. Produção de vídeos a partir de obra literária nas aulas de língua inglesa: um estudo de caso. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: hdl.handle.net/10183/29328.
FERRÉS, J. Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FORMENTIN, Cláudia Nandi & LEMOS Maite. Mídias sociais e Educação. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/ Acesso em: 03 maio 2024.
GORDIANO, Carlos Adriano Santos Gomes; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Percurso histórico do uso de tecnologias digitais na Escola Pública Brasileira. Disponível em: https://www.fvj.br/revista / Acesso em: 07 dez. 2024.
FRANCO, M. A. S. (2005). Pesquisa-ação: Alternativa metodológica para a investigação educacional e social. Brasília: Liber Livro Editora.
JUNIOR, José Carlos Guimarães & outros. Explorando as redes sociais na Educação. Disponível em: https://www.re searchgate.net/ Acesso em: 03 maio 2024.
KOFFERMANN, M.; AGUADED, I. A influência das redes sociais sobre os adolescentes: Ciberconsumo e Educação Crítica. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 123– 139, 2023. DOI:10.34019/1981-4070.2023.v17. 40253. Disponível em:
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40253 Acesso em: 3 maio. 2024.
LANGE, Carla Helena. A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos. Disponível em: https://www.sponte.com.br / Acesso em: 28 maio 2024.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, Jose M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MONTEIRO, M. T. R. O uso do Movie Maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio. 2012.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação, Relatos de Experiência, Ci. Inf. 26 (2), Maio, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/PxZcVBPnZNxv7FVcHfgMNBg/?lang=pt Acesso em: 07 dez. 2024.
NAGAMINI, Eliana. A mediação virtual como estratégia para o ensino da Literatura. 2015. Disponível em: https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/download/20/15/477- 1? inline=1. Acesso em: 05 dez. 2024.
NICOLETTI, Maíra. Design Thinking: o que é, quais as principais etapas e como aplicar. Disponível em: ttps:/ /www.alura.com.br/ Acesso em: 10 maio 2024.
NUNES, Sônia Maria Serrão Nunes. O vídeo na sala de aula: um olhar sobre essa ação pedagógica. Disponível em: https://www2.unifap.br / Acesso em: 08 dez. 2024.
PALANGE, I. Os métodos de preparação de material para cursos on-line. In: Educação a distância. O estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.p. 379-385.
PRENSKY, Mark. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, in Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais, Patricia Margarida Farias CoelhoI Marcos Rogério Martins CostaII João Augusto Mattar Neto, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1077-1094, jul./set. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623674528
https://www.scielo.br/j/edreal/a/MWjfN6dGG6bbz4WsJKHpmLN / Acesso em: 12 dez 2024.
ROTEMBERG, Hélio. A tecnologia e a viabilidade da Educação na pandemia de Covid-19, 2021. Disponível em: https://educacional.com.br/ Acesso em 08 dez 2024.
SANTOS, Décio de Oliveira dos Santos & SOUZA, José Clécio Silva de. Design Thinking na Educação. Dimaio 2024. Disponível em: https://ayaeditora.com.br / Acesso em: 07 dez.2024.
SABINO, Fernando. “A última crônica”. In Para gostar de ler- Crônicas.Volume 5. São Paulo:Ática, 2003.
SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação. Disponível em: http://educa.fcc.org.br / Acesso em: 03 maio 2024.
____. Tecnologia nas escolas: benefícios e oportunidades para o ensino e aprendizagem. Disponível em: https://esagjr.com.br / Acesso em 09 maio 2024.
____. Design thinking na Educação: o que é e a importância dessa tendência educacional. Disponível em: https://blog.objetivosorocaba.com.br / Acesso em 10 maio 2024.
____. O uso de telas pode prejudicar a leitura na infância? Disponível em: https://www.stellamaris.com.br/ Acesso em: 28 maio 2024.
SANTOS, V. L. C.; SANTOS, J. E. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas holos. vol. 6, 2014, pp. 307-328 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.o r / Acesso em: 30 abril 2024.
____. O que é EJA? Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br / Acesso em 08 dez. 2024.
SENA, E. M. F.; LIMA, E. G.; LIMA, G. C.; LIMA, I. L. da S.; ANDRADE, J. P. de;
ARRUDA, J. A.; OLIVEIRA, M. L. de; OLIVEIRA, M. R. dos S. de; SILVA, O. F. F. da; MELO, T. S. A. S. de. A evolução da educação por meio da tecnologia. In: COSTA, M. A. B.; CORRÊA, J. dos S.; GUERRA, R. S.; NUNES, M. N. de C.; CARVALHO, E. S. S. (Org.). Educação e tecnologia: usos e possibilidades para o ensino e a aprendizagem. Ponta Grossa: Aya Editora, 2022. p. 108-123
SILVA, Valdinéia dos Santos, GIROTTI, Marcio Tadeu. OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO: USOS, VANTAGENS, ALERTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PANDEMIA DO COVID-19. Trilhas Pedagógicas, v. 10, n. 13, Ago. 2020, p. 94-132. Edição Especial. Disponível em:
/https://fatece.edu.br/arquivos/arquivos-revistas/trilhas/volume10_2/Valdineia%20dos%20Santos%20Silva;%20Marcio%20Tadeu%20Girotti.pdf Acesso em: 30 abril 2024.
SOUSA, Luzinete Pereira & outros. Educação para o uso das mídias sociais: o cancelamento digital em foco. Disponível em: https:/ /www.scielo.cl/ Acesso em: 03 maio 2024.
SZWARCWALD, C. e col. ConVid - Pesquisa de Comportamentos pela Internet durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: concepção e metodologia de aplicação, 2021.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
VALENTE, JOSÉ ARMANDO. DIFERENTES USOS DE COMPUTADOR NA ESCOLA.
VIEIRA, T; AMARAL, E. C; GUEDES, U. Análise de construção de software educativo com qualidade: Sugestão de ficha para registro e avaliação software, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.







