Os desafios e estratégias do psicopedagogo hospitalar:
garantindo a continuidade educacional e o desenvolvimento da psicopedagogia
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9814Palavras-chave:
Psicopedagogia hospitalar, Continuidade educacional, Desenvolvimento cognitivoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir os desafios e as estratégias do psicopedagogo hospitalar para garantir a continuidade do processo educacional durante a hospitalização de crianças e adolescentes. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que analisa as principais dificuldades encontradas nesse contexto, assim como as práticas adotadas para minimizar os impactos emocionais e cognitivos da internação. Os resultados indicam que a personalização do atendimento psicopedagógico e a integração entre hospital, família e escola são essenciais para assegurar o desenvolvimento global do paciente e sua reintegração escolar após a alta. Conclui-se que a atuação do psicopedagogo hospitalar é fundamental para promover a aprendizagem e o bem-estar emocional, contribuindo para a humanização do tratamento.
Referências
BOSSA, Nádia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a
partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.
BOSSA, Nádia Aparecida. Psicopedagogia: O cotidiano da clínica.
Petrópolis: Vozes, 2017.
FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: Abordagem
psicopedagógica clínica da criança e da família. Porto Alegre: Artmed,
2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática.
6. Ed. Goiânia: Alternativa, 2012.
OLIVEIRA, Marta Katia. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um
processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.
PAIN Sara. Subjetividade e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas,
1992.
MENDES, Ana Cristina. A hospitalização e seus efeitos na criança e no
adolescente: aspectos emocionais e psicossociais. São Paulo: Editora
Médica, 2019.
SMERDEL, Karina Silva; MURGO, Camélia Santina. Um olhar
psicopedagógico sobre o processo ensino-aprendizagem no contexto
hospitalar. Revista Psicopedagógica, São Paulo, v. 35, 2018.
SOUZA, Maria Regina; PEREIRA, Flávio Lopes; COSTA, José Pedro. Crianças
e adolescentes no contexto hospitalar: a perda da identidade escolar
e os desafios da reintegração educacional. São Paulo: Editora
Educacional, 2018.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o
desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo:
Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.







