Os desafios e estratégias do psicopedagogo hospitalar:

garantindo a continuidade educacional e o desenvolvimento da psicopedagogia

Autores

  • Camila Borges da Costa Colégio EMAUS
  • Maria da Penha Barcelos Nascimento PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9814

Palavras-chave:

Psicopedagogia hospitalar, Continuidade educacional, Desenvolvimento cognitivo

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os desafios e as estratégias do psicopedagogo hospitalar para garantir a continuidade do processo educacional durante a hospitalização de crianças e adolescentes. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que analisa as principais dificuldades encontradas nesse contexto, assim como as práticas adotadas para minimizar os impactos emocionais e cognitivos da internação. Os resultados indicam que a personalização do atendimento psicopedagógico e a integração entre hospital, família e escola são essenciais para assegurar o desenvolvimento global do paciente e sua reintegração escolar após a alta. Conclui-se que a atuação do psicopedagogo hospitalar é fundamental para promover a aprendizagem e o bem-estar emocional, contribuindo para a humanização do tratamento.

Biografia do Autor

Camila Borges da Costa, Colégio EMAUS

Graduada em Pedagogia pela UEMG Ibirité, Pós Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade FAVENI

Referências

BOSSA, Nádia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a

partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BOSSA, Nádia Aparecida. Psicopedagogia: O cotidiano da clínica.

Petrópolis: Vozes, 2017.

FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: Abordagem

psicopedagógica clínica da criança e da família. Porto Alegre: Artmed,

2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática.

6. Ed. Goiânia: Alternativa, 2012.

OLIVEIRA, Marta Katia. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um

processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.

PAIN Sara. Subjetividade e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas,

1992.

MENDES, Ana Cristina. A hospitalização e seus efeitos na criança e no

adolescente: aspectos emocionais e psicossociais. São Paulo: Editora

Médica, 2019.

SMERDEL, Karina Silva; MURGO, Camélia Santina. Um olhar

psicopedagógico sobre o processo ensino-aprendizagem no contexto

hospitalar. Revista Psicopedagógica, São Paulo, v. 35, 2018.

SOUZA, Maria Regina; PEREIRA, Flávio Lopes; COSTA, José Pedro. Crianças

e adolescentes no contexto hospitalar: a perda da identidade escolar

e os desafios da reintegração educacional. São Paulo: Editora

Educacional, 2018.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o

desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo:

Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Borges da Costa, C., & Barcelos Nascimento, M. da P. (2025). Os desafios e estratégias do psicopedagogo hospitalar:: garantindo a continuidade educacional e o desenvolvimento da psicopedagogia. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 7(1), 179–191. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9814