TRAJETÓRIAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE:
a busca por marcos provocadores de mudanças
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7900Palavras-chave:
Marcos, Mudanças, Prática docente, Profissionalidade, TrajetóriaResumo
O artigo resulta de uma pesquisa sobre o desenvolvimento da profissionalidade de professores atuantes no segundo segmento do ensino fundamental. O objetivo foi identificar os marcos provocadores de mudança nas trajetórias, práticas pedagógicas e concepções profissionais de professores em posição de destaque e reconhecidos por seus pares. Foram realizadas entrevistas com professores de escolas da rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro e que se encontravam na fase de diversificação profissional, proposta por Huberman. A investigação evidenciou influências dos contextos institucionais, práticas pedagógicas, conhecimentos específicos e relações interpessoais. Concluiu-se que o desenvolvimento da profissionalidade não é sequencial, modificando-se de acordo com a ocorrência de eventos significativos, escolhas e ações individuais, de modo a destacar a importância da diversidade de experiências. Desta forma, proporcionando uma reflexão sobre a importância do processo continuum de formação nos espaços institucionais de trabalho e valorização docente.
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Referências
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