TRAJETÓRIAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE:

a busca por marcos provocadores de mudanças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7900

Palavras-chave:

Marcos, Mudanças, Prática docente, Profissionalidade, Trajetória

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa sobre o desenvolvimento da profissionalidade de professores atuantes no segundo segmento do ensino fundamental. O objetivo foi identificar os marcos provocadores de mudança nas trajetórias, práticas pedagógicas e concepções profissionais de professores em posição de destaque e reconhecidos por seus pares. Foram realizadas entrevistas com professores de escolas da rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro e que se encontravam na fase de diversificação profissional, proposta por Huberman. A investigação evidenciou influências dos contextos institucionais, práticas pedagógicas, conhecimentos específicos e relações interpessoais. Concluiu-se que o desenvolvimento da profissionalidade não é sequencial, modificando-se de acordo com a ocorrência de eventos significativos, escolhas e ações individuais, de modo a destacar a importância da diversidade de experiências. Desta forma, proporcionando uma reflexão sobre a importância do processo continuum de formação nos espaços institucionais de trabalho e valorização docente.

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Biografia do Autor

Silvana Soares de Araújo MESQUITA, PUC-RJ

Doutora em Educação (PUC-RJ). Possui graduação em Ciências-licenciatura pela UNIGRANRIO (1991) e Mestrado em Educação, PUC-RJ (2009). Especialização lato sensu em Gestão Escolar (UFJF) e em Ensino de Ciências (UERJ). Professora do Departamento de Educação da PUC-RJ.Atualmente leciona as disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências e Currículo, teorias e práticas para o curso de Pedagogia. Durante sua trajetória profissional, atuou como docente da educação básica, das séries iniciais ao ensino médio, e como gestora escolar. Integrou os projetos de Formação continuada de professores de Ensino Médio (Pacto Nacional/MEC), de análise de livro didático de ciências (PNLD), de produção de material de apoio didático-pedagógico pelo CEDERJ e de elaboração do Currículo Mínimo do curso normal da rede estadual do RJ. Desenvolve estudos sobre Juventude e Escola; Ensino Médio; Didática, Ensino de ciências, Trabalho e Profissionalização Docente; Políticas Curriculares e de Formação de Professores.

Simone Henriques GonçalveS LIMA, PUC-Rio

Doutorando em Educação pela PUC-Rio, Mestre em educação, PUC-Rio, especialização em Dificuldade de Aprendizagem pela UERJ, graduação em Pedagogia das Séries Iniciais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). É docente EBTT ( ensino básico técnico e tecnológico/federal) , lotada na Fundação Osório/ RJ. É integrante do Grupo de Pesquisa PROFEX-PUC-Rio, participando de estudos sobre a profissão, formação e exercício docente.

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Publicado

11/04/2025

Como Citar

MESQUITA, S. S. de A., & LIMA, S. H. G. (2025). TRAJETÓRIAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE:: a busca por marcos provocadores de mudanças. Educação Em Foco, 28(54), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7900