Uma análise sobre como docentes e familiares percebem uns aos outros em um centro de Educação Infantil de Lages, SC
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8225Palabras clave:
Educação Infantil, Professoras, Famílias, PercepçãoResumen
Este artículo es el resultado de una tesis de maestría que aborda las percepciones recíprocas entre docentes y familias en un centro de educación infantil en Lages, SC. El objetivo fue comprender las percepciones de las familias sobre el desempeño de los docentes en Educación Infantil y de las percepciones de los docentes sobre las acciones de las familias de los niños con quienes trabajan. Se trata de una investigación con un enfoque cualitativo, exploratorio, caracterizada como un estudio de caso. La recolección de datos se realizó mediante la técnica de grupos focales. Se pudo concluir que los docentes perciben mayor preocupación de las familias únicamente con las actividades relacionadas al cuidado. En cuanto a las familias, incluso notan el desarrollo de los niños, pero desconocen la rutina en la Educación Infantil y la formación del profesorado.
Palabras clave: Educación infantil. Maestros. Familias. Percepción.
Descargas
Citas
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Casa Civil, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 ago. 2024.
BRASIL. Lei n.º 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 23 ago. 2024.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2298&Itemid=. Acesso em: 23 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Anexo ao Parecer CNE/CP nº 15, aprovado em 15 de dezembro de 2017. Brasília: CNE/CP, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 ago. 2024.
GATTI, Bernadete A. Grupo focal em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2005.
GONDIM, Sônia Maria Guedes; CARNEIRO, Laila Leite; MORAIS, Franciane Andrade de; PEIXOTO, Liana Santos Alves; MOSCON, Daniela Campos Bahia; ANDRADE, Rayana Santedicola. Grupos focais na pesquisa brasileira: cenário atual e desafios metodológicos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 33, e3324, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-4327e3324. Acesso em: 23 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4327e3324
GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 149-161, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004. Acesso em: 23 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004
KOSIK, Karol. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. 7. ed. 5. reimpr. São Paulo: Contexto, 2020.
ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 43, p. 44-75, 2013. Disponível em: Acesso em: 23 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100004
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense. Acesso em: 23 ago. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e educação infantil. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (160 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3jtbsh3awmc&t=6622s. Acesso
em: 20 jun. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. revisada. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel (org.). As crianças: contexto e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997. p. 9-30.
VITORIA, Telma. A relação entre creche e família: entraves que permanecem há décadas. Revista Zero-a-seis, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 308-327, jul./dez., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980- 4512.2017v19n36p308/35621. Acesso em: 05 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p308
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











