A pandemia de Covid-19 e a prática de produção de textos de alunos da Educação Básica

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná https://orcid.org/0000-0001-7511-3921
  • Margarida Paulino de Cerqueira Pinto Secretaria de Educação do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8267

Palavras-chave:

Panderia do COVID19, Relato pessoal, Produção de texto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar em que medida alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, apropriam-se do gênero relato pessoal, ao participarem da implementação de uma proposta interventiva. Os alunos-participantes vivenciaram o contexto de pandemia do Covid-19, ficando afastados da sala de aula durante os 4º e 5º dos Anos Iniciais, em situação completamente diferente do até então ocorrido no sistema escolar. O arcabouço teórico-metodológico se sustenta nos preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo. O corpus é formado por dezenove textos, tendo como categoria de análise alguns dos elementos constitutivos do relato pessoal. Os resultados demonstram que a maioria dos estudantes não dominavam as dimensões em foco, portanto, não tinham desenvolvido capacidades de linguagem para a produção do gênero em questão.

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Biografia do Autor

Margarida Paulino de Cerqueira Pinto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestre em Letras. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná

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Publicado

19/08/2025

Como Citar

dos Santos Domingos, M., & Pinto, M. P. de C. (2025). A pandemia de Covid-19 e a prática de produção de textos de alunos da Educação Básica. Educação Em Foco, 28(55), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8267