JOGOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA INFÂNCIA:

estratégias lúdicas na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8309

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, Educação infantil, Ensino de matemática, Jogos

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa cujo objetivo central foi analisar a eficácia das brincadeiras infantis, com destaque para o jogo da Amarelinha, como ferramenta de aprendizagem ativa no ensino de Matemática na Educação Infantil. Buscamos analisar como se pode promover o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e estimular habilidades cognitivas, incluindo a resolução de problemas, atitude crítico-reflexiva e criatividade nas crianças. Trata-se de revisão bibliográfica e análise documental acerca dos condicionantes relativos à temática. Baseado no pensamento piagetiano, a pesquisa ressalta a importância de um ambiente educacional adaptado ao desenvolvimento da criança e enfatiza a relevância das atividades lúdicas. Os resultados indicam que as atividades lúdicas contribuem para a compreensão de conceitos matemáticos, estimulando habilidades cognitivas, como criatividade, socialização e resolução de problemas. O estudo conclui pela necessidade dos educadores valorizarem as atividades lúdicas, preparando as crianças para o pensar matemático, com vistas ao desenvolvimento intelectual.

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Biografia do Autor

José Carlos Miguel, UNESP- Câmpus de Marília

Doutor em Educação e Livre-Docente em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Câmpus de Marília. Docente vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Câmpus de Marília.

Aléxia Vitória Santos, UNESP, Câmpus de Marília

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

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Publicado

23/04/2025

Como Citar

MIGUEL, J. C., & SANTOS, A. V. (2025). JOGOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA INFÂNCIA:: estratégias lúdicas na Educação Infantil. Educação Em Foco, 28(54), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8309