Migração e educação no Brasil:
Produção acadêmica entre 2012-2022
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8541Palavras-chave:
Educação, Estado do Conhecimento, Migração, Produção Acadêmica.Resumo
O tema da migração tem proporcionado pesquisas importantes no Brasil, sobretudo quando se foca o Centro-Oeste brasileiro do século XX. Embora outras regiões brasileiras conheçam bem os efeitos desse processo, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm oferecido percepções variadas provenientes das novas configurações urbanas e sociais que se foram formando, com a transformação da paisagem natural e cultural com a introdução da figura do migrante em processos e contextos diversos de atuação. A relação entre educação e migração interessa por permitir compreender como esses elementos tão complexos foram tratados nas produções acadêmicas dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil até o momento, elaborando um estado do conhecimento baseado no mapeamento das produções que se encontram no catálogo de teses e dissertações da Capes no período de 2012 a 2022. Assim, identificou-se que os temas formação, trajetória e processo compõem os trabalhos identificados na pesquisa.
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