Migração e educação no Brasil:

Produção acadêmica entre 2012-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8541

Palavras-chave:

Educação, Estado do Conhecimento, Migração, Produção Acadêmica.

Resumo

O tema da migração tem proporcionado pesquisas importantes no Brasil, sobretudo quando se foca o Centro-Oeste brasileiro do século XX. Embora outras regiões brasileiras conheçam bem os efeitos desse processo, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm oferecido percepções variadas provenientes das novas configurações urbanas e sociais que se foram formando, com a transformação da paisagem natural e cultural com a introdução da figura do migrante em processos e contextos diversos de atuação. A relação entre educação e migração interessa por permitir compreender como esses elementos tão complexos foram tratados nas produções acadêmicas dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil até o momento, elaborando um estado do conhecimento baseado no mapeamento das produções que se encontram no catálogo de teses e dissertações da Capes no período de 2012 a 2022. Assim, identificou-se que os temas formação, trajetória e processo compõem os trabalhos identificados na pesquisa. 

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Biografia do Autor

Anderson Domingos da SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003); Especialização em Sociedade e Meio Ambiente pelo Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT (2005); Mestrado em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMT (2009). É professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC-MT (2011 até os dias atuais). Atuou como Professor Formador no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso – CEFAPRO, no polo Diamantino - na vaga de Diversidades Educacionais (2013-2016); Atuou como professor do Ensino Superior na FID - Faculdades Integradas de Diamantino (2013-2016); Foi Coordenador Pedagógico na EE Professora Clêinia Rosalina de Souza (2018); atuou como Diretor Escolar (2019-2022). É associado à Associação Brasileira de História Oral. Foi colaborador e consultor no Programa de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar MEC/UFSCAR (2021-2022). É doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFMT (2023 – 2027).

Giseli Gomes DALLA-NORA, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso atuando nos cursos de Pós-graduação em Geografia e Pós-graduação em História. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA e Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte - GPEA. Tem experiência na área de Geografia, História e Educação, com ênfase em: Planejamento Ambiental; Turismo; Biogeografia; Geografia Agrária; Ensino de Geografia e Educação Ambiental com expressiva atuação nas comunidades tradicionais do Pantanal e Cerrado Matogrossense. Atua como pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa Turismo e Dinâmicas Socioterritoriais Contemporâneas compreendendo como as comunidades tradicionais se relacionam com a natureza. É integrante do Observatório do Pantanal e da Rede Memória, Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso.

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Publicado

16/11/2025

Como Citar

DOMINGOS DA SILVA, A., & Dalla-Nora, G. G. (2025). Migração e educação no Brasil:: Produção acadêmica entre 2012-2022. Educação Em Foco, 28(56), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8541