A artesania no apoio à inclusão para problematizar processos de normalização e de in/exclusão

um estudo de revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8841

Palavras-chave:

Aprendizagem. , Discurso. , Processos de subjetivação.

Resumo

O artigo ora apresentado traz uma revisão bibliográfica que teve o objetivo de analisar discussões que problematizam o discurso da não aprendizagem e os processos de normalização e de in/exclusão. Buscamos pensar os serviços de apoio à inclusão por meio do trabalho cooperativo (com o outro e não para o outro) como uma artesania, sob inspiração em Richard Sennet. Os resultados são discutidos em três eixos: processos de subjetivação e normalização; políticas educacionais e processos de in/exclusão; estratégias para a aprendizagem. Os estudos enfatizam que os espaços educacionais precisam constituir olhares de acolhida à alteridade e reforçam a problematização do caráter produtivo dos discursos pró-inclusão, que, em nome do sucesso escolar, conduzem os percursos dos sujeitos na escola e na sociedade.

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Biografia do Autor

Xenia Letícia Aguiar de Souza, Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Especialista em Psicopedagogia; Especialista em Neurocognição e aprendizagem; Licenciada em Pedagogia. Professora no Núcleo de Apoio Pedagógico da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo.  

Sandra Monteiro Lemos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Unisinos, com pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Psicopegagogia, Graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale. Professora Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, Mestrado profissional em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Publicado

14/10/2025

Como Citar

Souza, X. L. A. de, Lemos, S. M., & Sardagna, H. V. (2025). A artesania no apoio à inclusão para problematizar processos de normalização e de in/exclusão: um estudo de revisão bibliográfica. Educação Em Foco, 28(56), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8841