A artesania no apoio à inclusão para problematizar processos de normalização e de in/exclusão
um estudo de revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8841Palavras-chave:
Aprendizagem. , Discurso. , Processos de subjetivação.Resumo
O artigo ora apresentado traz uma revisão bibliográfica que teve o objetivo de analisar discussões que problematizam o discurso da não aprendizagem e os processos de normalização e de in/exclusão. Buscamos pensar os serviços de apoio à inclusão por meio do trabalho cooperativo (com o outro e não para o outro) como uma artesania, sob inspiração em Richard Sennet. Os resultados são discutidos em três eixos: processos de subjetivação e normalização; políticas educacionais e processos de in/exclusão; estratégias para a aprendizagem. Os estudos enfatizam que os espaços educacionais precisam constituir olhares de acolhida à alteridade e reforçam a problematização do caráter produtivo dos discursos pró-inclusão, que, em nome do sucesso escolar, conduzem os percursos dos sujeitos na escola e na sociedade.
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