Formação inicial em História e educação de pessoas surdas:

narrativas de professoras Licenciadas em História atuantes na educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8890

Palavras-chave:

Educação de pessoas surdas, Ensino de História, Saberes docentes

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa “Ensinando história para pessoas surdas: aprendizados com professoras licenciadas em História atuantes em AEEs”. O objetivo principal foi conhecer saberes e fazeres do ensino de História para pessoas surdas a partir das narrativas de três professoras da educação básica que têm em comum a formação inicial no curso de Licenciatura em História, a atuação na educação de alunas/os surdas/os e o início de suas carreiras coincidindo com os primeiros anos de implementação da educação inclusiva. Analisamos suas narrativas sobre os processos de construção dos saberes para a atuação na educação de pessoas surdas e reflexões apresentadas sobre os elementos possíveis de serem ressignificados nas Licenciaturas para contemplar a educação inclusiva. De certa forma, seus relatos também ajudam a reconstruir a trajetória da Educação Inclusiva na Bahia, à medida que nos mostram a inclusão educativa do ponto de vista de suas protagonistas.

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Biografia do Autor

Luciana Oliveira CORREIA , UNEB

Doutora em Educação pela Universidad de Alcalá de Henares (2017), doutorado reconhecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Residência pós doutoral no PROMESTRE/UFMG (2024).Professora do Curso de História da Universidade do Estado da Bahia, campus VI (Caetité) trabalhando com componentes curriculares dos eixos Estágio Supervisionado em História e Laboratório de Ensino de História.  Professora/Orientadora do mestrado de Ensino em História - PROFHISTÓRIA/UNEB e professora formadora da UAB/UNEAD/UNEB. Lider do Grupo de pesquisas Núcleo de História Social e Práticas de ensino (NHIPE/DGP-CNPQ)Tem experiência na área de História com ênfase em Didática da História, Formação de professores de História, História da Educação.

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Publicado

12/11/2025

Como Citar

Oliveira Correia, L., & Assis Cardoso, F. (2025). Formação inicial em História e educação de pessoas surdas:: narrativas de professoras Licenciadas em História atuantes na educação inclusiva. Educação Em Foco, 28(56), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8890