Formação inicial em História e educação de pessoas surdas:

narrativas de professoras Licenciadas em História atuantes na educação inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8890

Palabras clave:

Educação de pessoas surdas, Ensino de História, Saberes docentes

Resumen

El articulo presenta resultados de la investigación “Enseñando Historia para personas sordas: aprendizajes con profesoras graduadas en Historia actuantes en la atención educativa especializada”. El objetivo era conocer saberes y haceres de la enseñanza de Historia para personas sordas a través de la narración de tres profesoras de la educación básica con formación inicial en Licenciatura en Historia, actuación en educación de alumnas/os sordas/os y el comienzo de sus carreras en los primeros años de implantación de la educación inclusiva. Examinamos sus narrativas sobre la construcción de saberes para la educación de personas sordas y reflexiones sobre los elementos que deben ser resignificados en cursos de Licenciatura para contemplar la educación inclusiva en la formación inicial. Además, sus testimonios figuran como fuentes para la Historia de la Educación Inclusiva en el estado de Bahía, ya que nos enseña sobre el asunto desde su mirada como protagonistas en el proceso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Oliveira Correia, UNEB

Doutora em Educação pela Universidad de Alcalá de Henares (2017), doutorado reconhecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Residência pós doutoral no PROMESTRE/UFMG (2024).Professora do Curso de História da Universidade do Estado da Bahia, campus VI (Caetité) trabalhando com componentes curriculares dos eixos Estágio Supervisionado em História e Laboratório de Ensino de História.  Professora/Orientadora do mestrado de Ensino em História - PROFHISTÓRIA/UNEB e professora formadora da UAB/UNEAD/UNEB. Lider do Grupo de pesquisas Núcleo de História Social e Práticas de ensino (NHIPE/DGP-CNPQ)Tem experiência na área de História com ênfase em Didática da História, Formação de professores de História, História da Educação.

Citas

BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 01 dez.2022.

BRASIL. Decreto n. 5.626. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e o Art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, de 22 de dezembro de 2005, 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 17 abr. 2021.

BRASIL. Decreto n. 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 out. 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm>. Acesso em: 30 ago. 2022.

BRASIL. Lei n. 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 jul. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 janeiro de 2001. Institui o Plano Nacional de Educação e dá outras providências [2001-2010]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 07 out. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências [2011-2021]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.005%2C%20DE%2025,Art>. Acesso em: 07 out.2021.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L3071.htm>. Acesso em: 07 out. 2021.

BRASIL. Lei n. 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm>. Acesso em: 16 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2022.

BUENO, J.G.S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: BUENO, J.G.S., MENDES, G.M.L. e DOS SANTOS, R.A.(Org). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira e Marin, 2002, p. 43-63.

CAINELLI, M. R.; SCHMIDT, M. A. Percursos das pesquisas em educação histórica: Brasil e Portugal. In.: Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

DE MENEZES, J.M.F. Memórias e registros da escola e da não escola. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação à Distância. Boletim 01. Histórias de vida e formação de professores. Disponível em: <https://docplayer.com.br/7421087-Historias-de-vida-e-formacao-de-professores-1.html>. Acesso em: 24 jun.2021.

DE CARVALHO, J. V. C.; DUARTE NETO, J. As inconstitucionalidades e os retrocessos do decreto n. 10.502/2020: um estudo acerca do direito à educação inclusiva da pessoa com deficiência. Revista do Direito Público, Londrina, v. 17, n. 2, p. 215-234, out. 2022.

DOS SANTOS, M.P. Educação inclusiva: redefinindo educação especial. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 3/4, p. 103-118, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1402/1499>. Acesso em: 10 jan.2023.

GALLERT, C.; PERTILE, E. B. Decreto n. 10.502/2020: a “nova” política de Educação Especial. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 31, jan./dez. 2022. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2238-20972022000100132&script=sci_arttext>. Acesso em: 10 out.2023.

GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Série Estratégias de Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. Pref. de António Nóvoa; Trad. José Cláudio, Júlia Ferreira. Lisboa: Editora Educa-Formação/Universidade de Lisboa, 2002.

JOSSO, M.-C. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 1999.

LEE, P. Literacia histórica e história transformativa. Educar em Revista, n. 60, p. 107- 46. Curitiba. abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 40602016000200107&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 out.2023.

LELIS, I. A construção social da profissão docente no Brasil: uma rede de histórias. IN: TARDIF, M. e LESSARD, C. (Org). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 54-66.

LUNARDI, M. L. Cartografando os estudos surdos: currículo e relações de poder. In: SKLIAR, C. (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998, p. 157-68.

PATTO, M.H.S. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexões a partir de um recorte conceitual. In: BUENO, J.G.S., MENDES, G.M.L. e DOS SANTOS, R.A.(Org) Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira e Marin, 2002. p. 25-42.

PERLIN, G.; STROBEL, K. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

SKLIAR, C. Os estudos surdos em educação. In: SKLIAR, C. (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998, p. 07-38.

SOUZA, E. C. Histórias de vida, escritas de si e abordagem experiencial In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação à Distância. Boletim 01. Histórias de vida e formação de professores. Disponível em <https://docplayer.com.br/7421087-Historias-de-vida-e-formacao-de-professores-1.html>. Acesso em: 24 jun.2021.

STRÖBEL, K. L. Surdos: Vestígios Culturais não Registrados na História. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

2025-11-12

Cómo citar

Oliveira Correia, L., & Assis Cardoso, F. (2025). Formação inicial em História e educação de pessoas surdas:: narrativas de professoras Licenciadas em História atuantes na educação inclusiva. Educação Em Foco, 28(56), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8890