Formação inicial em História e educação de pessoas surdas:
narrativas de professoras Licenciadas em História atuantes na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8890Palavras-chave:
Educação de pessoas surdas, Ensino de História, Saberes docentesResumo
O artigo apresenta resultados da pesquisa “Ensinando história para pessoas surdas: aprendizados com professoras licenciadas em História atuantes em AEEs”. O objetivo principal foi conhecer saberes e fazeres do ensino de História para pessoas surdas a partir das narrativas de três professoras da educação básica que têm em comum a formação inicial no curso de Licenciatura em História, a atuação na educação de alunas/os surdas/os e o início de suas carreiras coincidindo com os primeiros anos de implementação da educação inclusiva. Analisamos suas narrativas sobre os processos de construção dos saberes para a atuação na educação de pessoas surdas e reflexões apresentadas sobre os elementos possíveis de serem ressignificados nas Licenciaturas para contemplar a educação inclusiva. De certa forma, seus relatos também ajudam a reconstruir a trajetória da Educação Inclusiva na Bahia, à medida que nos mostram a inclusão educativa do ponto de vista de suas protagonistas.
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