Narrativas sobre o início da carreira docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.9500

Palavras-chave:

Iniciação, Magistério, Narrativas

Resumo

O artigo em questão parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender as implicações da iniciação à docência por meio das narrativas de professoras iniciantes. O estudo explora os desafios enfrentados por essas docentes, desde a decisão de se tornarem professoras até seu desenvolvimento profissional ao longo do tempo. A pesquisa buscou também entender as características socioculturais, experiências formativas e posicionamentos políticos das professoras iniciantes, além de analisar os processos de recepção dessas professoras em diferentes instituições e redes de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A opção teórico-metodológica pela entrevista narrativa nos permitiu conhecer os dilemas dessa fase da carreira, na perspectiva das próprias docentes. Entre as principais conclusões, podemos dizer que as participantes compartilham concepções e experiências semelhantes, com destaque para a importância de redes de apoio, colaboração e acolhimento para sua adaptação à escola e enfrentamento das dificuldades no início da carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Chagas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Durante sua formação, foi bolsista de extensão no Observatório da Juventude da UFMG e de Iniciação Científica em um projeto de pesquisa sobre a produção sócio-histórica das noções de analfabeto e de analfabetismo em Minas Gerais, na primeira metade do século XIX. Também integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente, desempenha suas funções como professora no município de São José da Lapa, na região metropolitana de Belo Horizonte. Seus interesses de pesquisa abrangem a História da Educação, Sujeitos, diversidade, formação docente e políticas educacionais.

Karla Pádua, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE-UEMG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez sanduíche sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. Tem como interesses de pesquisa os estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, interculturalidade, narrativas docentes, formação de professores para a diversidade cultural, cultura e memória, ambiente e cultura, em uma perspectiva socioantropológica.

Referências

ABARCA, José Cornejo . Profesores que se inician em La docencia: algunas reflexiones al respecto desde América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, n. 1, p. 51-100, Abril, 1999.

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Formação inicial In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella Duarte.; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa, v. 42, p. 112-129, 2012.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000. 251 p.

CANDAU, Vera Magalhães. (Org.). A didática em questão. 32. ed. São Paulo: Vozes, 2011.

CARDOSO, Solange. As vivências do/no trabalho docente na Educação Infantil: ciclo de vida profissional. 2020. 394 f. Tese (Doutorado em Educação) —Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995, p. 155-187.

CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sa. O desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 15, n. 32, p. 397-407. 2005.

FELIPE, E. S.; DA COSTA SILVA BAHIA, C. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 81–94, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.436. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/436. Acesso em: 22 abr. 2025.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto alegre: Bookman, 2004.

GARIGLIO, José Ângelo. A cultura docente de professores de Educação Física de uma Escola Profissionalizante: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas. 291f.Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

GENTIL, Hélio Salles. O que é interpretar?: o mundo da ação e o mundo do texto. Revista Mente, cérebro e Filosofia- o século XX, São Paulo, v. 11, p. 16-25, 2008.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata, 2001.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992

LAMEGO, Caio Roberto; SANTOS, Maria Ferreira. Diálogos entre disciplinas escolares: narrativas docentes sobre saberes e práticas interdisciplinares na educação básica. In. Reunião anual da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação–ANPED, 39, Universidade Federal Fluminense –UFF/Rio de Janeiro–RJ, 2019. Anais... RJ: ANPED, 2019.

MARTINS, Rosana Maria.; ANUNCIATO, Rosa. Maria. Caminhos de aprendiz de professora: processos identitários em uma comunidade de aprendizagem online. Educação em Revista, [s.l.], v. 34, p. 1-25, jan. 2018.

MARTINEZ, Deolídia. Mal estar docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella Duarte.; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de Professores. Porto Alegre, Porto Editora, 1992.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes, MARTINS, Pura Lucia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.03, p.39-56, dez. 2010.

PRADO, Guilherme, SOLIGO, Rosaura. Porque escrever é fazer história – Revelações, Subversões, Superações. 2. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

SILVA, Santuza Amorim; PÁDUA, Karla Cunha. Explorando narrativas: algumas reflexões sobre suas possibilidades na pesquisa. In: CAMPOS, Regina Célia. (Org.). Pesquisa e Educação e formação humana: nos trilhos da história. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 105- 126.

SABINO DOS SANTOS, A. C.; DOS SANTOS FELÍCIO, H. M. . Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 197–214, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6780. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6780. Acesso em: 22 abr. 2025.

SOARES, Luiz Eduardo. Hermenêutica: Breve introdução. In: O rigor da indisciplina: ensaios de Antropologia Interpretativa. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. RJ: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, Inês A. de Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcances da entrevista narrativa. In: Congresso Internacional Sobre Pesquisa (auto)biográfica, 2., 2006, Salvador. Anais [...]. Salvador: UNEB, 2006. 1 CD-ROM.

Downloads

Publicado

14/10/2025

Como Citar

Chagas, A., & Pádua, K. (2025). Narrativas sobre o início da carreira docente. Educação Em Foco, 28(56), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.9500