Escola e inclusão
a formação dos (as) professores (as) de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8484Keywords:
Educação Inclusiva, Formação continuada de professores, Transtorno do Espectro AutistaAbstract
This is an investigation that elucidates the teaching and learning process used by teachers who work with children and adolescents with Autism Spectrum Disorder. We opted for qualitative, exploratory, bibliographical, documentary, field research, using semi-structured interviews with teachers of children and adolescents from two municipal schools in a city in Minas Gerais/Brazil. The biggest challenges encountered were the need for initial and continued training so that teachers responsible for the disciplines can meet the specificities of students in a broad way, in order to effectively contribute to inclusion. Among the considerations, the presence of traditional teaching and assessment methods stands out, making it difficult to make teaching and learning processes more flexible and to develop the potential of students with ASD.
Downloads
References
BRASIL. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, 2014.
BRASIL Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília: Presidência da República. Casa Civil, 2012.
CARVALHO, T. C. R.; MARQUES, C. V. V. C. O. Educação inclusiva e ensino de química em escolas públicas: uma análise em contexto real. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n.1, Canoas: Editora Unilasalle, 2022. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.7782
CEZAR, P. K.; SMEHA, L. N. Repercussões do autismo no subsistema fraterno na perspectiva de irmãos adultos. Estudos de Psicologia, v. 33, n. 1, p. 51–60, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02752016000100006
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (2a ed.). Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, E. Autismo na Escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.
FERREIRA, V. S.; GROSSI, F. R. S; PENHA, S. M. E. M. Contribuições da Inclusão Escolar no Desenvolvimento da Criança com Transtorno do Espectro Autista. In: III Jornada Iberoamericana de pesquisa em políticas educacionais e experiências interdisciplinares na educação, Anais da III Jornada Iberoamericana de pesquisa em políticas educacionais e experiências interdisciplinares na educação, v. 3, p.130-141, 2018. DOI: https://doi.org/10.29327/16127.3-2
FREITAS, M. A.; BOGONI, T. M. Escolarização inclusiva: O autismo e a arte. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 8, n. 21, 2017. DOI: https://doi.org/10.3895/recit.v8.n21.5147
GUERRA, G. L.; SILVA G. M.; SOUZA, M. A. O desafio de incluir o aluno com TEA no espaço escolar. In VI Congresso Nacional de Educação. 2019.
JOHNER, L. E. A. Vivendo a Diversidade da Educação Inclusiva nos Dias Atuais. In: XV Seminário Internacional de Educação, 2016.
KANNER, L. Follow-up Study of Eleven Autistic Children Originally Reported in 1943. Journal of Autism and Childhood Schizophrenia, v. 1, n.2, p. 119-145, 1971. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01537953
LEMOS, E. L. de M. D.; NUNES, L. de L.; SALOMÃO, N. M. R. Transtorno do Espectro Autista e Interações Escolares: Sala de Aula e Pátio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 1, Bauru, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100005
LEMOS, E. L. M. D.; SALOMÃO, N. M. R.; AGRIPINO R.; CIBELE S. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n.1, p. 117-130, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000100009
MACHADO, M. S.; LONDERO, A. D.; PEREIRA, C. R. R. Tornar-se família de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Contextos Clínicos, v. 11, n. 3, p. 335-350, 2018. DOI: https://doi.org/10.4013/ctc.2018.113.05
MANTOAN, M. T. E. O direito de ser, sendo diferente na escola. Revista CEJ, v. 8, n. 26, p. 36-44, jul/set, Brasília, 2004. DOI: https://doi.org/10.36311/2004.85-98176-02-8.p113-144
MATTOS, S. M. N. A afetividade como fator de inclusão escolar. Revista Teias, v. 9, n. 18, p. 50-59, 2008.
MELLO, A. M. S. R. Autismo: guia prático. (7. ed). Brasília: Corde, 2007.
MINATEL, M. M.,; Matsukura, T. S. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial, v. 28, n.52, p. 429-442, 2015) DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X14708
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
PAULA, J. B; PEIXOTO, M. F. A inclusão do aluno com autismo na educação infantil: desafios e possibilidades. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 26, p. 31-45, 2019.
OLIVEIRA, R. C. de P. Atitudes e práticas pedagógicas na inclusão do aluno autista na escola. In: XI Simpósio Pedagógico e Pesquisas e Educação, Resende, RJ, 2019.
ORGNIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos (217 [III] A), 1948.
PAULINO, A. L. S.; VAZ, J. M. C.; BAZON, F. V. M. Materiais adaptados para ensino de biologia como recursos de inclusão de estudantes com deficiência visual. In: Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores Em Educação Especial, p.672 -682, 2011.
PAULA, C. S.; FROMBONE, E., GARDIA, C., TUCHMAN, R.,; ROSANOFF, M. Autism in Brazil: perspectives from science and society. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 57, n. 1, p. 2-5, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-42302011000100002
PONCE, J. O.; ABRÃO, J. L. F. Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar do professor sobre esse processo. Revista Estilos da Clínica, v. 24, n. 2, p. 343-357, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p342-357
RODRIGUES, I. de R.; MOREIRA, L. E. de V.; LERNER, R. Análise Institucional do Discurso de Professores de Estudantes Diagnosticados Como Autistas em Inclusão Escolar. Psicologia: teoria e prática, v. 14, n. 1, 2012.
RODRIGUES, M. M. M. V; FERREIRA, M. M. P. S. A Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular em Portugal: a opinião de educadores de Infância e de professores do 1º ciclo do ensino público e privado. Rev. Bras. Ed. Esp., v.23, n. 1, p. 37-52, Marília, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000100004
ROPOLI, E. A.; MANTOAN, M. T. E.; SANTOS, M, T. C. T.; MACHADO, R. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: A Escola Comum Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretara de Educação Especial, 2010.
ROSSI T. M. de F.; CARVALHO, E. N. S. Investigando o espectro do autismo. Revista do Centro de Educação, n. 29, 2007.
SANTOS, R. K.; VIEIRA, A. M. E. C. S. Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): do Reconhecimento à Inclusão no Âmbito Educacional. Revista Includere, v.3, n. 1, p. 219-232, 2017.
SOUSA, L. D.; ALVIM, A. S.; BORGES, K. R.; CANCELA, L. B., ; VIEIRA, V. de A. A intervenção psicopedagógica no processo ensino aprendizagem do autista. Revista Transformar, v. 12, n.1, p. 244- 259, 2018.
STELLA, L. F.; MASSABNI, V. G. Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para estudantes com necessidades educativas especiais. Ciência & Educação, v. 25, n. 2, p. 353-374, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020006
TURATO, E. R. Decidindo quais indivíduos estudar. In Turato, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. (3. ed, Cap.8, pp. 351-368). Petrópolis: Vozes, 2008.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed. 2003.
YEAGASHI, J. G.; NADER, M.; Yaegashi, S. F. R. A política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva e o transtorno do espectro autista: aspectos históricos e legais. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), v. 6, p. 1-19, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











