Escola e inclusão

a formação dos (as) professores (as) de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8484

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Formação continuada de professores, Transtorno do Espectro Autista

Resumen

Esta es una investigación que dilucida el proceso de enseñanza y aprendizaje que utilizan los docentes que trabajan con niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista. Optamos por una investigación de campo cualitativa, exploratoria, bibliográfica, documental, utilizando entrevistas semiestructuradas con profesores de niños y adolescentes de dos escuelas municipales de una ciudad de Minas Gerais/Brasil. Los mayores desafíos encontrados fueron la necesidad de una formación inicial y continua para que los profesores responsables de las disciplinas puedan atender de manera amplia las especificidades de los estudiantes, con el fin de contribuir eficazmente a la inclusión. Entre las consideraciones destaca la presencia de métodos tradicionales de enseñanza y evaluación, que dificultan flexibilizar los procesos de enseñanza y aprendizaje y desarrollar el potencial de los estudiantes con TEA.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Pontes Luz Riccioppo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2023). Assistente Social. Trabalhou como Assistente Social voluntária na ONG Laço Azul- Apoio aos autistas ; técnica de Referência Nível Superior Responsável no Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  Trabalhou como Assistente Social do CRAS, do município de Sacramento; atualmente trabalha na Casa de Acolhimento Isabel do Nascimento.

Marta Regina Farinelli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO

 Doutora e Mestre em Serviço Social. Assistente Social. Bacharel em Direito. Professora Adjunta IV do Curso de Serviço Social, docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia e do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Adoção

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Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Pontes Luz Riccioppo, A. P., & Regina Farinelli, M. (2025). Escola e inclusão: a formação dos (as) professores (as) de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Educação Em Foco, 28(55), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8484