Escola e inclusão
a formação dos (as) professores (as) de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8484Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação continuada de professores, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Trata-se de uma investigação que elucida o processo de ensino e aprendizagem utilizado pelos professores que trabalham com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Optou-se por uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo bibliográfico, documental, de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas com docentes de crianças e adolescentes de duas escolas municipais de uma cidade de Minas Gerais/Brasil. Das falas das professoras emergem três eixos temáticos: inclusão real e inclusão legal; conhecimento das especificidades deste estudante; expectativa com relação aos processos de ensino e aprendizagem. Os maiores desafios encontrados foram necessidade de formação inicial e continuada para que docentes regentes das disciplinas possam atender às especificidades dos estudantes de forma ampla, a fim de contribuir efetivamente com a inclusão. Das considerações destacam-se a presença de métodos tradicionais de ensino e avaliação dificultam a flexibilização dos processos de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes com TEA.
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