The school newspaper as a potentiating instrument for humanizing literacy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8802

Keywords:

Education, School Newspaper, Freinet pedagogy, Humanizing Literacy

Abstract

The article aimed to analyze the school newspaper, from the perspective of Freinet pedagogy and its contributions to the process of dialogical literacy, dynamic and full of meanings. A bibliographical research was carried out with the works of Freinet and Freinet scholars, such as Elias (1997), Arena and Resende (2020, 2022), as well as researchers such as Arena (2010) and Abreu (2019), who defend literacy from a humanizing perspective. The results indicated that the school newspaper is an instrument that enhances the literacy process, from a humanizing perspective, because, the focus is on interest, on the need created in children to express themselves through writing and in the senses. contributions to texts produced and read. It is also pointed out that the school newspaper brings those announced alive to the center of the process of teaching the acts of reading and writing, linking school with life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Graciele Bispo Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2024, também é formada no curso técnico em Sistemas de Energia Renovável pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense câmpus Santana do Livramento no ano de 2019. Participou como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com o projeto de pesquisa na área de energia renovável na região da bacia do Rio Ibirapuitã desenvolvendo pesquisas com as relações da comunidade com a energia. Na graduação de Pedagogia atuou como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com o projeto de pesquisa na área de educação desenvolvendo pesquisas relacionadas a atividade de estudo e o uso da literatura infantil nas práticas pedagógicas. Atualmente trabalha como professora na área da Educação Infantil.

Greice Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia, tem Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Câmpus de Marília. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) liderado pelo Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena. Partilha a coordenação do Grupo de Estudos da Infância: teoria e práticas (GEINTEPRA) com a Prof. Dra. Suely Amaral Mello na Unesp/Marília. Atualmente é Professora do Departamento de Educação e vice-líder do Grupo de Pesquisa Leitura, Biblioteca Escolar e Mediação Pedagógica na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realiza pesquisa nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita.

References

ABREU, M. M. O. A criança e a apropriação da cultura escrita: uma possibilidade de alfabetização discursiva. [recurso eletrônico]. 2019. 235p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberlândia, 2019.

ABREU, M. M. O. O cavalo não está com sede: então troquem a água… In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Refrações das palavras freinetianas: crônicas para professores. São Carlos: Pedro & João, 2023. p. 47-58.

ABREU, M. M. O.; ARENA, A. P. B. O Jornal-Mural como possibilidade de uso da língua viva. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p. 137-152.

ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Diálogos com a Pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. São Carlos: Pedro & João, 2022. 307p.

ARENA, D. B. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 237-247, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/115190. Acesso em: 18 jun. 2023.

BALDASSO, I. T.; OMETTO, C. B. C. N. Práticas de leitura e escrita na pedagogia Freinet: um diálogo com as teorias de Vigotsky e Volochinov. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p. 203-218.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Déficit na alfabetização dobrou com a pandemia. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/09/19/deficit-na-alfabetizacao-dobrou-com-a-pandemia. Acesso em: 03 abr. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. 2022. Brasília-DF: Inep, 2022. Disponível em: relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf (inep.gov.br). Acesso em: 08 ago. 2023.

BUSCARIOLO, A. F. V. T. O texto livre como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças. 2015.193 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2015.

BUSCARIOLO, A. F. V. T.; LIMA, C. V. B.; ANJOS, D. D. Pedagogia Freinet e Alfabetização: a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças de professores. Rev. Int. Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 117-133, out. dez. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/124/71/392. Acesso em: 03 abr. 2023.

ELIAS, M. D. C. Traçando as linhas de uma proposta pedagógica. In: ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de Atividade e Cooperação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 33-44.

FREINET, C. Técnicas da Educação: O Jornal Escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LEBER, V. M. S. Revisitando a Pedagogia Freinet: contribuições para o processo da aprendizagem da língua materna. 2006.101 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2006.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10, n. esp, p. 37-45. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 nov. 2022.

MAGALHÃES, M. C. C.; OLIVEIRA, W. de. Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 103-115, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4749. Acesso em: 06 nov. 2022.

MELLO, S. A. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Revista Psicología Política, v. 10, n. 20, p. 329-343, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4000981. Acesso em: 12 set. 2023.

MENEZES, N. F. R.; QUILLICI NETO, A. Contribuições de Celestin Freinet para a educação: técnicas emancipadoras para a leitura e a escrita. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.70-83.

MILLER, S. Alfabetização humanizadora, vez e voz às crianças. Núcleo de Alfabetização Humanizadora. Boletim n. 1, nov./dez. 2020. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/boletim-01-novembro-dezembro-de-2020/. Acesso em: 13 jun. 2023.

RESENDE, V. A. D. L. A escola moderna de Freinet. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.13-.30.

RICHARDSON, R. J. Métodos quantitativos e qualitativos. In: RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. p. 70-89.

SILVA, F. D. A. As técnicas freinetianas, a livre expressão e as possibilidades de trabalho com a escrita. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Diálogos com a Pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. São Carlos: Pedro & João, 2022. p.31-54.

SILVA, G. F. Fazer a criança sentir sede. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Refrações das palavras freinetianas: crônicas para professores. São Carlos: Pedro & João, 2023. p. 39-46.

SOARES, R. P.; RESENDE, V. A. D. L. A pedagogia de Célestin Freinet na memória dos professores educação infantil do município de Uberlândia. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.99-114.

Published

2025-11-16

How to Cite

Bispo Ribeiro, F. G., & Ferreira da Silva, G. (2025). The school newspaper as a potentiating instrument for humanizing literacy. Educação Em Foco, 28(56), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8802