El periódico escolar como instrumento potenciador para una alfabetización humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8802Palabras clave:
Alfabetización Humanizadora, Educación, Pedagogía Freinet, Periódico EscolarResumen
El artículo tuvo como objetivo analizar el periódico escolar, desde la perspectiva de la pedagogía Freinet y sus aportes al proceso de alfabetización dialógica, dinámico y lleno de significados. Se realizó una investigación bibliográfica con los trabajos de Freinet y académicos de Freinet, como Elias (1997), Arena y Resende (2020, 2022), así como de investigadores como Arena (2010) y Abreu (2019), que defienden la alfabetización. desde una perspectiva humanizadora. Los resultados indicaron que el periódico escolar es un instrumento que potencia el proceso de alfabetización, desde una perspectiva humanizadora, pues, el foco está en el interés, en la necesidad que se crea en los niños de expresarse a través de la escritura y en los sentidos Contribuciones a los textos producidos y leídos. Se señala también que el periódico trae vivos los anunciados al centro del proceso de enseñanza de los actos de lectoescritura, vinculando la escuela con la vida.
Descargas
Citas
ABREU, M. M. O. A criança e a apropriação da cultura escrita: uma possibilidade de alfabetização discursiva. [recurso eletrônico]. 2019. 235p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberlândia, 2019.
ABREU, M. M. O. O cavalo não está com sede: então troquem a água… In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Refrações das palavras freinetianas: crônicas para professores. São Carlos: Pedro & João, 2023. p. 47-58.
ABREU, M. M. O.; ARENA, A. P. B. O Jornal-Mural como possibilidade de uso da língua viva. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p. 137-152.
ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Diálogos com a Pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. São Carlos: Pedro & João, 2022. 307p.
ARENA, D. B. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 237-247, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/115190. Acesso em: 18 jun. 2023.
BALDASSO, I. T.; OMETTO, C. B. C. N. Práticas de leitura e escrita na pedagogia Freinet: um diálogo com as teorias de Vigotsky e Volochinov. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p. 203-218.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Déficit na alfabetização dobrou com a pandemia. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/09/19/deficit-na-alfabetizacao-dobrou-com-a-pandemia. Acesso em: 03 abr. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. 2022. Brasília-DF: Inep, 2022. Disponível em: relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf (inep.gov.br). Acesso em: 08 ago. 2023.
BUSCARIOLO, A. F. V. T. O texto livre como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças. 2015.193 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2015.
BUSCARIOLO, A. F. V. T.; LIMA, C. V. B.; ANJOS, D. D. Pedagogia Freinet e Alfabetização: a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças de professores. Rev. Int. Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 117-133, out. dez. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/124/71/392. Acesso em: 03 abr. 2023.
ELIAS, M. D. C. Traçando as linhas de uma proposta pedagógica. In: ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de Atividade e Cooperação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 33-44.
FREINET, C. Técnicas da Educação: O Jornal Escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1974.
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LEBER, V. M. S. Revisitando a Pedagogia Freinet: contribuições para o processo da aprendizagem da língua materna. 2006.101 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2006.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10, n. esp, p. 37-45. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 nov. 2022.
MAGALHÃES, M. C. C.; OLIVEIRA, W. de. Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 103-115, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4749. Acesso em: 06 nov. 2022.
MELLO, S. A. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Revista Psicología Política, v. 10, n. 20, p. 329-343, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4000981. Acesso em: 12 set. 2023.
MENEZES, N. F. R.; QUILLICI NETO, A. Contribuições de Celestin Freinet para a educação: técnicas emancipadoras para a leitura e a escrita. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.70-83.
MILLER, S. Alfabetização humanizadora, vez e voz às crianças. Núcleo de Alfabetização Humanizadora. Boletim n. 1, nov./dez. 2020. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/boletim-01-novembro-dezembro-de-2020/. Acesso em: 13 jun. 2023.
RESENDE, V. A. D. L. A escola moderna de Freinet. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.13-.30.
RICHARDSON, R. J. Métodos quantitativos e qualitativos. In: RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. p. 70-89.
SILVA, F. D. A. As técnicas freinetianas, a livre expressão e as possibilidades de trabalho com a escrita. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Diálogos com a Pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. São Carlos: Pedro & João, 2022. p.31-54.
SILVA, G. F. Fazer a criança sentir sede. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Refrações das palavras freinetianas: crônicas para professores. São Carlos: Pedro & João, 2023. p. 39-46.
SOARES, R. P.; RESENDE, V. A. D. L. A pedagogia de Célestin Freinet na memória dos professores educação infantil do município de Uberlândia. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.99-114.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











