O jornal escolar como instrumento potencializador para uma alfabetização humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8802Palavras-chave:
Alfabetização Humanizadora, Educação, Jornal Escolar, Pedagogia FreinetResumo
O artigo teve como objetivo analisar o jornal escolar, na perspectiva da pedagogia Freinet e suas contribuições para o processo de uma alfabetização dialógica, dinâmica e carregada de sentidos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com as obras de Freinet e de estudiosos de Freinet, como Elias (1997), Arena e Resende (2020, 2022), além de pesquisadores como Arena (2010) e Abreu (2019), os quais defendem uma alfabetização numa perspectiva humanizadora. Os resultados indicaram que o jornal escolar é um instrumento que potencializa o processo de alfabetização, numa perspectiva humanizadora, porque, o enfoque está no interesse, na necessidade criada nas crianças de se expressarem através da escrita e nos sentidos atribuídos aos textos produzidos e lidos. Aponta-se também que o jornal escolar traz os enunciados vivos para o centro do processo de ensino dos atos de ler e de escrever, articulando a escola com a vida.
Downloads
Referências
ABREU, M. M. O. A criança e a apropriação da cultura escrita: uma possibilidade de alfabetização discursiva. [recurso eletrônico]. 2019. 235p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberlândia, 2019.
ABREU, M. M. O. O cavalo não está com sede: então troquem a água… In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Refrações das palavras freinetianas: crônicas para professores. São Carlos: Pedro & João, 2023. p. 47-58.
ABREU, M. M. O.; ARENA, A. P. B. O Jornal-Mural como possibilidade de uso da língua viva. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p. 137-152.
ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Diálogos com a Pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. São Carlos: Pedro & João, 2022. 307p.
ARENA, D. B. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 237-247, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/115190. Acesso em: 18 jun. 2023.
BALDASSO, I. T.; OMETTO, C. B. C. N. Práticas de leitura e escrita na pedagogia Freinet: um diálogo com as teorias de Vigotsky e Volochinov. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p. 203-218.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Déficit na alfabetização dobrou com a pandemia. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/09/19/deficit-na-alfabetizacao-dobrou-com-a-pandemia. Acesso em: 03 abr. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. 2022. Brasília-DF: Inep, 2022. Disponível em: relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf (inep.gov.br). Acesso em: 08 ago. 2023.
BUSCARIOLO, A. F. V. T. O texto livre como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças. 2015.193 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2015.
BUSCARIOLO, A. F. V. T.; LIMA, C. V. B.; ANJOS, D. D. Pedagogia Freinet e Alfabetização: a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças de professores. Rev. Int. Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 117-133, out. dez. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/124/71/392. Acesso em: 03 abr. 2023.
ELIAS, M. D. C. Traçando as linhas de uma proposta pedagógica. In: ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de Atividade e Cooperação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 33-44.
FREINET, C. Técnicas da Educação: O Jornal Escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1974.
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LEBER, V. M. S. Revisitando a Pedagogia Freinet: contribuições para o processo da aprendizagem da língua materna. 2006.101 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2006.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10, n. esp, p. 37-45. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 nov. 2022.
MAGALHÃES, M. C. C.; OLIVEIRA, W. de. Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 103-115, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4749. Acesso em: 06 nov. 2022.
MELLO, S. A. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Revista Psicología Política, v. 10, n. 20, p. 329-343, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4000981. Acesso em: 12 set. 2023.
MENEZES, N. F. R.; QUILLICI NETO, A. Contribuições de Celestin Freinet para a educação: técnicas emancipadoras para a leitura e a escrita. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.70-83.
MILLER, S. Alfabetização humanizadora, vez e voz às crianças. Núcleo de Alfabetização Humanizadora. Boletim n. 1, nov./dez. 2020. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/boletim-01-novembro-dezembro-de-2020/. Acesso em: 13 jun. 2023.
RESENDE, V. A. D. L. A escola moderna de Freinet. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.13-.30.
RICHARDSON, R. J. Métodos quantitativos e qualitativos. In: RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. p. 70-89.
SILVA, F. D. A. As técnicas freinetianas, a livre expressão e as possibilidades de trabalho com a escrita. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Diálogos com a Pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. São Carlos: Pedro & João, 2022. p.31-54.
SILVA, G. F. Fazer a criança sentir sede. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. (org.). Refrações das palavras freinetianas: crônicas para professores. São Carlos: Pedro & João, 2023. p. 39-46.
SOARES, R. P.; RESENDE, V. A. D. L. A pedagogia de Célestin Freinet na memória dos professores educação infantil do município de Uberlândia. In: ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. São Carlos: Pedro & João, 2020. p.99-114.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











