O jornal escolar como instrumento potencializador para uma alfabetização humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8802

Palavras-chave:

Alfabetização Humanizadora, Educação, Jornal Escolar, Pedagogia Freinet

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar o jornal escolar, na perspectiva da pedagogia Freinet e suas contribuições para o processo de uma alfabetização dialógica, dinâmica e carregada de sentidos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com as obras de Freinet e de estudiosos de Freinet, como Elias (1997), Arena e Resende (2020, 2022), além de pesquisadores como Arena (2010) e Abreu (2019), os quais defendem uma alfabetização numa perspectiva humanizadora. Os resultados indicaram que o jornal escolar é um instrumento que potencializa o processo de alfabetização, numa perspectiva humanizadora, porque, o enfoque está no interesse, na necessidade criada nas crianças de se expressarem através da escrita e nos sentidos atribuídos aos textos produzidos e lidos. Aponta-se também que o jornal escolar traz os enunciados vivos para o centro do processo de ensino dos atos de ler e de escrever, articulando a escola com a vida.

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Biografia do Autor

Fernanda Graciele Bispo RIBEIRO, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2024, também é formada no curso técnico em Sistemas de Energia Renovável pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense câmpus Santana do Livramento no ano de 2019. Participou como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com o projeto de pesquisa na área de energia renovável na região da bacia do Rio Ibirapuitã desenvolvendo pesquisas com as relações da comunidade com a energia. Na graduação de Pedagogia atuou como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com o projeto de pesquisa na área de educação desenvolvendo pesquisas relacionadas a atividade de estudo e o uso da literatura infantil nas práticas pedagógicas. Atualmente trabalha como professora na área da Educação Infantil.

Dra. Greice Ferreira da SILVA, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia, tem Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Câmpus de Marília. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) liderado pelo Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena. Partilha a coordenação do Grupo de Estudos da Infância: teoria e práticas (GEINTEPRA) com a Prof. Dra. Suely Amaral Mello na Unesp/Marília. Atualmente é Professora do Departamento de Educação e vice-líder do Grupo de Pesquisa Leitura, Biblioteca Escolar e Mediação Pedagógica na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realiza pesquisa nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita.

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Publicado

16/11/2025

Como Citar

Bispo Ribeiro, F. G., & Ferreira da Silva, G. (2025). O jornal escolar como instrumento potencializador para uma alfabetização humanizadora. Educação Em Foco, 28(56), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8802