Entre a cruz e o livro:
A influência da Igreja em livros didáticos de Ciências Naturais do Estado Novo (1937 - 1945)
Visualizações: 58DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v29i58.10194Palavras-chave:
Aliança Estado-Igreja, Ciências e Religião, Ditadura, Getúlio Vargas, Seres vivos.Resumo
Este artigo investiga a influência da Igreja Católica no ensino de Ciências Naturais durante o Estado Novo (1937–1945), período marcado pela consolidação de um projeto autoritário de unificação nacional sob o governo de Getúlio Vargas. Como objeto de análise, são examinados os conteúdos sobre seres vivos presentes em três livros didáticos de Ciências Naturais publicados e utilizados nesse contexto histórico. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, busca identificar como elementos da doutrina católica foram incorporados ao discurso científico escolar, revelando uma aproximação intencional entre religião e ciência. Os resultados apontam para a utilização dos livros didáticos como ferramentas ideológicas do Estado, nas quais a Igreja Católica aparece como parceira estratégica na formação moral e cívica da juventude brasileira. Assim, evidencia-se que o ensino de Ciências foi instrumentalizado para reforçar valores religiosos e patrióticos, contribuindo para o projeto político de controle social e identidade nacional do regime varguista.
Downloads
Referências
ABREU, Rozana Gomes; GOMES, Maria Margarida; LOPES, Alice Casimiro. Contextualização e tecnologias em livros didáticos de Biologia e Química. Investigações em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 405-417, 2005.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento. História do currículo e da disciplina escolar ciências entre as décadas de 1960 e 1980: as “três vidas” de Nilza Vieira, uma professora inesquecível. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Niterói, 2021.
BUENO, Roberto. O autoritarismo e as vias conservadoras em Francisco Campos, Oliveira Viana e o Estado Novo. Revista de Informação Legislativa (RIL), Brasília, v. 53, n. 210, p. 25-41, abr./jun. 2016.
CAMPOS, Francisco. Comunicado ao Rio Jornal. A União, Rio de Janeiro, ano 16, n. 46, p.1, 7 jun 1925.
DUARTE, Renata Garcia Campos. Imprensa operária e educação: debates e demandas educacionais dos trabalhadores de Belo Horizonte (1897-1930). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Companhia Editora Nacional: Tradição Editorial e Cultura Nacional no Brasil dos anos 30. In: I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial. Rio de Janeiro: [s.n.], 2004. Disponivel em: http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br/pdf/elianadutra.pdf.
FERREIRA, Marcia Serra; SELLES, Sandra Escovedo. Análise de livros didáticos em Ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 8, n. I e II, p. 63-78, 2004.
GOMES, Maria Margarida; SELLES, Sandra Escovedo; LOPES, Alice Casimiro. Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 477-492, 2013.
GOODSON, Ivor Frederick. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes,. 1998.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. Volume I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história . São Paulo: EdUSP, 2005.
HORTA, José Silvério Baia. O Hino, o Sermão e a Ordem do dia: Regime Autoritário e a Educação no Brasil (1930-1945). 2. ed. rev. São Paulo: Autores Associados, 2012
LOPES, Sonia de Castro. Formação de professores no Rio de Janeiro durante o Estado Novo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p.597-619, maio/ago. 2009.
LOPES, Sonia de Castro. Igreja, Estado e Educação no primeiro governo Vargas: O debate sobre ensino religioso na revista Hierarchia. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 30, p. 94-103, jul./dez. 2011.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.
PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História da Educação. 4. ed. São Paulo: Ática, 1995.
PINHEIRO, Regiane Machado de Sousa; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; QUEIROZ, José Rildo Oliveira. As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021.
ROXO, Euclides. A matemática na educação secundária. São Paulo: Ed. Nacional, 1937.
SALOMÃO, S. R. Livro Didático e Linguagem: temas fecundos para pensarmos a pesquisa em Educação em Ciências no contexto da formação de professores. In: MARTINS, I.; SOUSA, G. G.; VILANOVA, R. (Orgs.). O livro didático de ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. 1. ed. Rio de Janeiro: Oficina de Livros, 2012. v. 1, p. 79-88.
SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 11-57. (Col. Educação contemporânea).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











