Reforma do Ensino Médio como instrumentalização do currículo
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8084Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Currículo por competências, Disciplina escolar, Ensino médioResumo
Este trabalho está interessado nas mudanças curriculares a nível nacional, no Brasil, denominadas Reforma do Ensino Médio e iniciadas entre 2016 e 2017. Pergunta-se quais são os enfoques das disciplinas escolares e áreas de conhecimento, na reorganização nacional do conhecimento para o ensino médio? Objetivou-se analisar para quais finalidades as matérias são dirigidas nos documentos que regulamentam esse processo. Foi realizada análise de conteúdo da Lei n. 13.415/2017, da Resolução CNE/CEB n. 3/2018 e da Base Nacional Comum Curricular. Utilizaram-se os conceitos de currículo e modo genérico de desempenho, de Basil Bernstein. Os resultados indicam que os enfoques dos conteúdos são cognição, relações sociais, vida e profissão e intervenções, caracterizados pela preocupação com experiências extraescolares dos estudantes. Conclui-se que há estreitos vínculos entre as disciplinas e as áreas e os interesses econômicos.
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