Um Jogo em ação: o estágio supervisionado obrigatório na escola E.F.M Mariana em Porto Velho/RO

Autores

  • Yasmim Prata Villar Marcelino Universidade Federal de Rondônia/ Mestranda https://orcid.org/0009-0007-0743-0256
  • Alison Barbosa da Silva Universidade Federal de Rondônia/ Graduado
  • Ilmara da Silva Farias Universidade Federal de Rondônia/ Graduanda

Palavras-chave:

Ditadura militar, Ensino de História, Jogo

Resumo

Constata-se que a música é um importante método a ser utilizado não apenas em shows, como em outros espaços, neste caso, escolar. A liberdade de expressão e a experiência dos alunos serão avaliadas. Este é resultado do Projeto Pedagógico do Estágio Supervisionado IV, V e VI do curso de História, da Universidade Federal de Rondônia, junto à Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mariana, localizada na zona leste da cidade de Porto Velho (RO), este tema é sobre as músicas na Ditadura Militar (1964 – 1985) ocorridas no Brasil e censuradas no Ato Institucional nº 5. O referencial teórico revela o conceito de oposição à liberdade de expressão e à censura. E para abordarmos o ensino, será utilizado o Dicionário de Ensino de História organizado pelas professoras Marieta de Moraes Ferreira, Margarida Maria Dias De Oliveira. O objetivo geral deste projeto é auxiliar os alunos para o senso crítico e conhecimento histórico através das músicas que foram censuradas durante a ditadura militar. Os objetivos específicos são identificar os processos históricos que resultaram na ditadura civil-militar no Brasil, identificar a classe social prejudicada e o processo de resistência, e dialogar com as músicas escritas no e após o período.

Biografia do Autor

Yasmim Prata Villar Marcelino, Universidade Federal de Rondônia/ Mestranda

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Docencia Educacional Profissional e Tecnologica pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO); Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAM) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1817851784497505

Alison Barbosa da Silva, Universidade Federal de Rondônia/ Graduado

Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Ilmara da Silva Farias, Universidade Federal de Rondônia/ Graduanda

Graduanda em História Licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Prata Villar Marcelino, Y., Barbosa da Silva, A., & da Silva Farias, I. (2024). Um Jogo em ação: o estágio supervisionado obrigatório na escola E.F.M Mariana em Porto Velho/RO. Revista Histórias Públicas, 1(3), 196–218. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/historiaspublicas/article/view/8362