Um Jogo em ação: o estágio supervisionado obrigatório na escola E.F.M Mariana em Porto Velho/RO
Palabras clave:
Ditadura militar, Ensino de História, JogoResumen
Constata-se que a música é um importante método a ser utilizado não apenas em shows, como em outros espaços, neste caso, escolar. A liberdade de expressão e a experiência dos alunos serão avaliadas. Este é resultado do Projeto Pedagógico do Estágio Supervisionado IV, V e VI do curso de História, da Universidade Federal de Rondônia, junto à Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mariana, localizada na zona leste da cidade de Porto Velho (RO), este tema é sobre as músicas na Ditadura Militar (1964 – 1985) ocorridas no Brasil e censuradas no Ato Institucional nº 5. O referencial teórico revela o conceito de oposição à liberdade de expressão e à censura. E para abordarmos o ensino, será utilizado o Dicionário de Ensino de História organizado pelas professoras Marieta de Moraes Ferreira, Margarida Maria Dias De Oliveira. O objetivo geral deste projeto é auxiliar os alunos para o senso crítico e conhecimento histórico através das músicas que foram censuradas durante a ditadura militar. Os objetivos específicos são identificar os processos históricos que resultaram na ditadura civil-militar no Brasil, identificar a classe social prejudicada e o processo de resistência, e dialogar com as músicas escritas no e após o período.
Citas
BITTENCOURT, C. Método de Ensino. In: FERREIRA, M. de M. & OLIVEIRA, M. M. D. de. (org.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019, p. 162-167.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CRAVEIRO, Daniele Alves; NETO, Rafael Vidmantas; COSTA, Roberta Lima. MÚSICA E CENSURA DURANTE A DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA (1964–1985). ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, v. 1, n. 01, p. 193-201, 2017. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4176. Acesso em: 06 jan. 2024.
DUQUE, Luís Guilherme Ritta. Quinze canções para compreender a Ditadura Militar Brasileira: a música como prática pedagógica em História nos Ensinos Básico e Superior. In: BARROSO, Vera Lucia M. [et al.] Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Est Editora; Anpuh/RS, 2010. p.267-278.
FARIA, Lucas Gomes. Covid-19, ensino remoto emergencial e a democratização do acesso à educação no Brasil. Repositório UniCEUB, 2020. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/9788. Acesso em: 06 jan. 2024.
LIMA, A. Q. O. de; TUMBO, D. L. . Desafios do ensino remoto na educação básica em tempos de pandemia. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 141–151, 2021. DOI: 10.36470/famen.2021.r2a14. Disponível em: https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/26. Acesso em: 7 jan. 2024.
MAIA, Adriana Valério. A música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressão. 2015. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23122. Acesso em: 06 jan. 2023.
RONDÔNIA. Referencial Curricular do Estado de Rondônia. Porto Velho: Secretaria de Estado de Educação, 2020.
SOUZA, Miguel. "Elis Regina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/elis-regina.htm. Acesso em 08 de janeiro de 2024.
TANCREDI, Silvia. "Chico Buarque"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/chico-buarque.htm. Acesso em 07 de janeiro de 2024.