EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial

Autores

  • Rosane Paula Moreira Secretaria Estadual de Educação SEE/MG Secretaria Municipal de Educação SMED/PBH

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Patrimonial , Ensino

Resumo

O presente artigo faz uma análise do ensino voltado para a Educação Patrimonial, em uma perspectiva de que cada indivíduo deve refletir, valorizar e preservar o seu patrimônio, aqui entendido como uma conjunção de significantes históricos, artísticos e culturais de uma sociedade. O artigo traz um relato de experiência sobre Educação Patrimonial na Educação Infantil, prática que buscou gerar nas crianças a percepção de que são protagonistas de sua história e produtoras de patrimônio. Essa atividade foi proposta sob o prisma da “Alfabetização Patrimonial”, em que o termo “alfabetização” não se limita à cultura letrada, mas como uma abordagem de iniciação na compreensão das relações artístico, histórico, culturais em toda sua complexidade. Tal cenário deve ser lido, interpretado e ressignificado, em uma retroalimentação constante de um processo de apropriação do fazer artístico e cultural que resulta em história.

Biografia do Autor

Rosane Paula Moreira, Secretaria Estadual de Educação SEE/MG Secretaria Municipal de Educação SMED/PBH

Possui pós graduação Lato sensu em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 pela UFMG e graduação em Pedagogia pela UEMG. Atua como Especialista de Educação Básica da SEE/MG trabalhando na modalidade Ensino Médio Regular e EJA e como Professora de Educaçao Infantil pela Rede Municipal de Belo Horizonte. Atuou como Coordenadora do Curso de Formação de Professores em Nível Médio para a Educação Infantil da SEE/MG.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Moreira, R. P. (2020). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial. SCIAS - Arte Educação, 8(2), 98–115. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5209