EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FAZER ARTÍSTICO - relato de experiência sob a perspectiva de uma Alfabetização Patrimonial
Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Patrimonial , EnsinoResumo
O presente artigo faz uma análise do ensino voltado para a Educação Patrimonial, em uma perspectiva de que cada indivíduo deve refletir, valorizar e preservar o seu patrimônio, aqui entendido como uma conjunção de significantes históricos, artísticos e culturais de uma sociedade. O artigo traz um relato de experiência sobre Educação Patrimonial na Educação Infantil, prática que buscou gerar nas crianças a percepção de que são protagonistas de sua história e produtoras de patrimônio. Essa atividade foi proposta sob o prisma da “Alfabetização Patrimonial”, em que o termo “alfabetização” não se limita à cultura letrada, mas como uma abordagem de iniciação na compreensão das relações artístico, histórico, culturais em toda sua complexidade. Tal cenário deve ser lido, interpretado e ressignificado, em uma retroalimentação constante de um processo de apropriação do fazer artístico e cultural que resulta em história.
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