uma ANÁLISE DO DISCURSIVA DE “TIRO AO ÁLVARO”
LÍNGUA, SUJEITO E PRECONCEITO
Palavras-chave:
discurso, tiro ao alvaro, preconceito linguísticoResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar o sujeito-falante do português a partir da canção “Tiro ao Álvaro”, como corpus de pesquisa, em três dimensões: sujeito-político (interdiscurso da ditadura), sujeito-romântico (interdiscurso da mulher romantizada da literatura) e sujeito-mulher (interdiscurso das mulheres da época). Ou seja, analisar o texto/discurso que antecede a letra da música. Além disso, buscaremos apresentar os possíveis efeitos de sentido que a música produz. Problematizando as posições- sujeito e formações ideológicas de variações linguísticas não escolarizadas confrontadas à linguagem culta, monitorada, normativa. A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa, tendo como marco teórico a análise do discurso preconizada no Brasil por Eni Orlandi. Por meio da análise da música “Tiro ao Álvaro”, busca-se descrever os efeitos de sentido, as posições- sujeito e o interdiscurso, que são apresentados no corpus. Ao estudar tal música, busca-se recortar os aspectos pertinentes à pesquisa, sob a ótica da teoria de Análise de Discurso de linha francesa, bem como dos estudos de variação linguística.
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