uma ANÁLISE DO DISCURSIVA DE “TIRO AO ÁLVARO”

LÍNGUA, SUJEITO E PRECONCEITO

Autores

  • Júlio César Machado Faculdade de Educação do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Kelly de Araújo Vilhena

Palavras-chave:

discurso, tiro ao alvaro, preconceito linguístico

Resumo

O   objetivo desta pesquisa é investigar o sujeito-falante do português a partir da canção “Tiro ao Álvaro”, como corpus de pesquisa, em três dimensões: sujeito-político (interdiscurso da ditadura), sujeito-romântico (interdiscurso da mulher romantizada da literatura) e sujeito-mulher (interdiscurso das mulheres da época). Ou seja, analisar o texto/discurso que antecede a letra da música. Além disso, buscaremos apresentar os possíveis efeitos de sentido que a música produz. Problematizando as posições- sujeito e formações ideológicas de variações linguísticas não escolarizadas confrontadas à linguagem culta, monitorada, normativa. A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa, tendo como marco teórico a análise do discurso preconizada no Brasil por Eni Orlandi. Por meio da análise da música “Tiro ao Álvaro”, busca-se descrever os efeitos de sentido, as posições- sujeito e o interdiscurso, que são apresentados no corpus. Ao estudar tal música, busca-se recortar os aspectos pertinentes à pesquisa, sob a ótica da teoria de Análise de Discurso de linha francesa, bem como dos estudos de variação linguística.

Biografia do Autor

Júlio César Machado, Faculdade de Educação do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Letras pela Universidade de Franca (2005), Especialista em Linguística pela Universidade de Franca (2007), Especialista em Gestão, Inspeção, Supervisão, Coordenação e Orientação pela Faculdade Calafiori (2012), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010), Doutor em Estudos da Linguagem - Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015), e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França (2013-2014). Instituição de Fomento de Doutorado Sandwich em Paris, na França: CAPES, processo PDSE 5637/13-9. COORDENAÇÃO: Coordenador do Grupo de Investigações Semânticas e Discursivas - GISD-CNPq; Coordenador da Unidade de Estudos em Ficção Fantástica e Contos de Fadas (PAEX-UEMG); e Coordenador do Curso Contos de Fadas à luz da Teoria dos Blocos Semânticos, em parceria com a École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris-França). Atua principalmente nos seguintes temas: língua, argumentação, enunciação, semântica, blocos semânticos, acontecimento, discurso, textualidade, educação, gramática, leitura, ensino, material didático, metodologia científica e Literatura infanto-juvenil.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

Machado, J. C., & Vilhena, K. de A. V. (2021). uma ANÁLISE DO DISCURSIVA DE “TIRO AO ÁLVARO”: LÍNGUA, SUJEITO E PRECONCEITO. SCIAS - Arte Educação, 9(1), 29–45. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5933