LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire

Autores

  • José Pereira Peixoto Filho Universidade do Estado de Minas Gerais- Programa de Pós-Graduação em Educação FAE-UEMG
  • Carolina Rezende de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais- Programa de Pós-Graduação em Educação - FAE-CBH-UEMG

Resumo

Este artigo busca através da socialização dos dados da dissertação de mestrado, instaurar reflexões sobre os limites e potencialidades da utilização da arte na construção metodológica desta investigação e no desafio de potencialização de leituras de educandos da EJA.  As oficinas pedagógicas realizadas apontam horizontes para a utilização da arte em nossas pesquisas acadêmicas e mais do que isto, ao exercício da criatividade, autoria e catarse pelos educandos envolvidos. Enfim, a arte revelou-se um instrumento metodológico que apresentou alguns limites e resistência por parte dos educandos, mas potencializou as leituras de mundo dos mesmos, relacionadas primordialmente à religiosidade popular do distrito de Morro Vermelho. Desta forma, revelou-e como fundamental para a consolidação de movimentos que acolham e reconheçam a diversidade cultural como possibilidades de efetivação democrática e não como naturalização das desigualdades sociais, através da valorização destes atores sociais, enquanto protagonistas de suas trajetórias individuais e coletivas.

Biografia do Autor

José Pereira Peixoto Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais- Programa de Pós-Graduação em Educação FAE-UEMG

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1966), Mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (1985) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade de Itaúna, coordenador da Pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado de Minas Gerais (2008-2010) e consultor dos projetos da Capes, junto a Coordenação de candidaturas a Bolsa e Auxílios no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, formação de professores, ensino de matemática e educação de adultos.

Carolina Rezende de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais- Programa de Pós-Graduação em Educação - FAE-CBH-UEMG

Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG/MG, ainda durante a Graduação, desenvolvendo um projeto que buscava desenvolver processos pedagógicos de reconstrução coletiva da memória ambiental com alunos da quarta série e moradores de uma comunidade rural localizada no município de Caeté. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FAE/CBH/UEMG na Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e formação humana, investigando como alunos da Educação de Jovens e Adultos da comunidade rural de Morro Vermelho, constroem suas territorialidades ao longo de suas trajetórias e histórias de vida, tendo em vista a viabilização de oficinas pedagógicas com estes educandos, que se utilizaram dos pressupostos teórico e metodológicos de Paulo Freire. Foi bolsista durante o Mestrado do projeto Observatório da Educação do Campo: Práticas em Educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alternâncias Educativas/CAPES/OBEDUC/INEP no período de 2011 a 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: Antropologia Rural; Cultura popular; Memória; Meio Ambiente; Territorialidades e processos socioculturais; Educação do Campo Tem interesse na investigação dos impactos de processos de deslocamento compulsório e reassentamento nos modos de vida, memórias, corpos e territorialidades de comunidades rurais.

Downloads

Publicado

2015-10-15

Como Citar

Filho, J. P. P., & de Souza, C. R. (2015). LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire. SCIAS - Arte Educação, 4(4), 2–16. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670

Edição

Seção

Artigos