LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire
Resumo
Este artigo busca através da socialização dos dados da dissertação de mestrado, instaurar reflexões sobre os limites e potencialidades da utilização da arte na construção metodológica desta investigação e no desafio de potencialização de leituras de educandos da EJA. As oficinas pedagógicas realizadas apontam horizontes para a utilização da arte em nossas pesquisas acadêmicas e mais do que isto, ao exercício da criatividade, autoria e catarse pelos educandos envolvidos. Enfim, a arte revelou-se um instrumento metodológico que apresentou alguns limites e resistência por parte dos educandos, mas potencializou as leituras de mundo dos mesmos, relacionadas primordialmente à religiosidade popular do distrito de Morro Vermelho. Desta forma, revelou-e como fundamental para a consolidação de movimentos que acolham e reconheçam a diversidade cultural como possibilidades de efetivação democrática e não como naturalização das desigualdades sociais, através da valorização destes atores sociais, enquanto protagonistas de suas trajetórias individuais e coletivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.