Uma LIÇÃO DE MÚSICA COM TE WEI

DESDOBRAMENTOS ESTÉTICO-PEDAGÓGICOS INSPIRADOS NO CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO FEELING FROM MOUNTAIN AND WATER (CHINA, 1988)

Autores

  • Dr. José Rafael Madureira UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v12i2.7081

Palavras-chave:

Te Wei, ensino de música, cinema, arte, educação

Resumo

Ensaio sobre o ensino de música inspirado no curta-metragem de animação Feeling from Mountain and Water dirigido por Te Wei (China, 1988). A narrativa audiovisual descreve a delicada relação de transmissão de um conhecimento ancestral entre um velho mestre de música e uma talentosa menina-barqueira. Um filme é uma produção da cultura. Te Wei não produziu esse filme com um propósito didático, embora tenha deixado indicações importantes de como uma lição de música poderia se dar. Os profissionais da educação tem consciência da potência formativa da arte e sempre recorrem a produções visuais, musicais ou literárias como canal de interlocução e construção de um pensamento (filosófico ou científico). O filme inspirou a formulação de três desdobramentos estético-pedagógicos sobre o ensino de música que podem ser transferidos para o ensino das artes em geral, e para o ensino da dança em particular, visto que música e dança são linguagens irmãs.

Referências

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ANDRADE, M. Oração de Paraninfo (1935). Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. 1 (46), jan./abr. 2005, p. 261-270. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643769>. Acesso em: 3 out. 2022.

BARBOSA, A. M.; CUNHA, F. P. (org.). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2012.

BARROS, M. O livro das ignorãnças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Trad. Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2017.

DUNCAN, I. Fragmentos autobiográficos. Trad. de Lya Luft. Porto Alegre: L & PM Editores Ltda. 1985.

DUPUY, F. On ne danse jamais seule. Paris: Ressouvenances, 2012.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. 8. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.

JAQUES-DALCROZE, J. O ritmo, a música e a educação. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2022 (no prelo).

JAQUES-DALCROZE, J. La Rythmique. Lausanne: Jobin & Cie, 1917.

MADUREIRA, J. R. A Coreologia de Rudolf Laban e o ensino de artes corporais: uma síntese de conceitos-chave. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/60104>. Acesso em: 19 out. 2022.

MADUREIRA, J. R. O modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick no contexto do ensino de dança. Repertório, Salvador, v. 22, n. 33, p. 137-157, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/32011>. Acesso em: 17 out. 2022.

STEINER, R. A educação da criança. Trad. Rudolf Lanz. 5 ed. São Paulo: Antroposófica, 2012.

SUAREZ, R. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, n. 112, p. 191-198, dez. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/kr/a/7Hh9d3cv6KNT4bgrNxcPqGn/?lang=pt>. Acesso em: 25 set. 2022.

SWANWICK, K. A basis for music education. London: Routledge, 1979.

TOLSTÓI, L. O que é arte? Trad. Bete Trorii. 4. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Madureira, D. J. R. (2022). Uma LIÇÃO DE MÚSICA COM TE WEI : DESDOBRAMENTOS ESTÉTICO-PEDAGÓGICOS INSPIRADOS NO CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO FEELING FROM MOUNTAIN AND WATER (CHINA, 1988) . SCIAS - Arte Educação, 12(2). https://doi.org/10.36704/sciasart.v12i2.7081