A APRENDIZAGEM INFORMAL PARA O CANTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A APREENSÃO MUSICAL
UMA CONSTRUÇÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v14i1.8505Palavras-chave:
Partitura vocal, Processo didático, Percepção, InsightResumo
O objetivo deste estudo é demonstrar através das práticas informais de aprendizagem musical que podemos despertar a consciência da musicalidade. Neste artigo são apresentados os resultados e discussões da aplicação de um planejamento didático de aula de canto popular realizados com seis alunos que através da condução do educador e por meio da principal ferramenta didática, a percepção, foram estimulados a confeccionar uma partitura vocal. Os resultados obtidos através da pesquisa foram levantados através da análise das partituras vocais confeccionadas pelos alunos e de questionários aplicados a respeito do processo didático. Observou-se, portanto, que as ferramentas usadas no processo didático foram positivas no processo de ensino-aprendizagem, potencializando o desenvolvimento musical dos alunos ampliando a escuta, melhorando sua apreciação, possibilitando autonomia e compreensão musical. As principais referências usadas foram: o livro "Voz Partitura da Ação" de Gayotto e os princípios da teoria da Gestalt aliada à música e à educação.
Referências
ARROYO, M. Educação Musical na Contemporaneidade. In: SEMINÁRIO
NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG (SENPEM), 2., 2002, Goiânia.
Anais... Goiânia, 2002. v. 1, p. 18-29. Disponível em:
http://www.musicaeeducacao.ufc.br/Para%20o%20site/Revistas%20e%20peri%C3%B3dicos/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Musical/Ed%20Mus%20contemporaneidade%20 Arroyo.pdf acesso em 25 de março de 2022.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza, 16ª ed. Psicologia da Aprendizagem, Petrópolis, Vozes, 1984. 288p
FIRMINO, Fabiana Firmino. Psicologia da Educação: Teoria da Gestalt | Pedagogia para Concurso. YouTube, 28 de abr. de 2022. Disponível em: <https://youtu.be/tuDQbs-UX4E?si=l89PmsSInxlk94Di>. Acesso em: 19 Outubro de 2023
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.
ª Ed - São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P.
GAYOTTO, Lucia Helena. Voz, partitura da ação. 4. Ed.- São Paulo: Plexus, 2015
GREEN, Lucy. (2002). How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. 10.4324/9781315253169.
GREEN, L. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. REVISTA DA ABEM, 20, dec. 2013. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/104>. Tradução: Flávia Motoyama Narita. Revista da ABEM, Londrina, v.20, n. 28, p. 61-80, 2012
MATEIRO, T.; ILARI, B. Pedagogia da educação musical. Curitiba: IbPex, 2012.
MELLO, Marcelo. Apostila de teoria musical. São Paulo: Marcelo Mello, 2014. Disponível em: <http://marcelomelloweb.net/mmteoria_apostila.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2024.
MORAIS, Claryssa de Pádua; FIORINI, Carlos Fernando. A teoria da Gestalt aplicada à música: considerações sobre o Nuevo Estudio Sencillo X – Omaggio a Stravinsky de Leo Brouwer. Opus, v. 25, n. 2, p. 239-260, maio/ago. 2019.
http://dx.doi.org/10.20504/opus2019b2511
NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem. 3. ed. rev. Fortaleza: EdUECE, 2015.
PICCOLO, Adriana. O Canto Popular Brasileiro e a sistematização de seu ensino. UFRJ
(Centro de Letras e Artes - Escola de Música) ANPPOM – Décimo Quinto
Congresso/2005. Disponível em:
https://www.anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/sessao8/adriana_piccolo.pdf Acesso em 21 de novembro de 2021)
OLIVEIRA, Alessandra Aparecida e ORTIGOSO, Rita Olinda Pimenta. NEUROCIÊNCIA
E EDUCAÇÃO: o funcionamento do cérebro. São Sebastião do Paraíso, MG: FC, 2017,49
fls. Dissertação (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade Calafiori.
SANTOS, C. L. F.; CRUZ, V. A.. Teorias da aprendizagem: Gestalt. Revista Brasileira de Administração Científica, v.11, n.3, p.298-303, 2020. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0021
WILLE, R. Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre
processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes. REVISTA DA ABEM,
, abr. 2014. Disponível em:
<http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/323/253>. Acesso em: 23 May. 2022..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.