A APRENDIZAGEM INFORMAL PARA O CANTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A APREENSÃO MUSICAL

UMA CONSTRUÇÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Valéria Leite Braga Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
  • Maysa Liandra Bianchini Universidade Federal de São João del-Rei

Keywords:

Partitura vocal, Processo didático, Percepção, Insight

Abstract

O objetivo deste estudo é demonstrar através das práticas informais de aprendizagem musical que podemos despertar a consciência da musicalidade. Neste artigo são apresentados os resultados e discussões da aplicação de um planejamento didático de aula de canto popular realizados com seis alunos que através da condução do educador e por meio da principal ferramenta didática, a percepção, foram estimulados a confeccionar uma partitura vocal. Os resultados obtidos através da pesquisa foram levantados através da análise das partituras vocais confeccionadas pelos alunos e de questionários aplicados a respeito do processo didático. Observou-se, portanto, que as ferramentas usadas no processo didático foram positivas no processo de ensino-aprendizagem, potencializando o desenvolvimento musical dos alunos ampliando a escuta, melhorando sua apreciação, possibilitando autonomia e compreensão musical. As principais referências usadas foram: o livro "Voz Partitura da Ação" de Gayotto e os princípios da teoria da Gestalt aliada à música e à educação.

Author Biography

Valéria Leite Braga, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Mestre em Educação Musical pela UFMG (2019). Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística / Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006). Professora de Canto Popular/ Educação Musical na Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: canto popular, formação corporal e cênica no Canto. Cantora do Grupo Vocal Nós & Voz.

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Published

2024-06-30

How to Cite

Braga, V. L., & Liandra Bianchini, M. (2024). A APRENDIZAGEM INFORMAL PARA O CANTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A APREENSÃO MUSICAL: UMA CONSTRUÇÃO INTEGRATIVA. SCIAS - Arte Educação, 14(1), 5–40. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/8505