Reflexões sobre a ecologia dos saberes na prática educacional: A arte como possibilidade de emancipação
Resumo
A ecologia dos saberes refere-se ao reconhecimento da infinita pluralidade dos saberes e da necessidade de valorização dos mesmos para realização de ações verdadeiramente emancipatórias. A aposta em emancipações sociais futuras só se realiza a partir de emancipações presentes, e a arte como um saber contra-hegemônico possui um papel elementar na construção de um novo paradigma que supere a ideologia fatalista que imobiliza o sujeito contemporâneo. Acredita-se que com a valorização da arte seja possível romper a racionalidade instrumental presente no ambiente escolar, criando espaços democráticos que potencializem a criatividade e o desenvolvimento integral do indivíduo. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre os espaços de autonomia e expressão subjetiva nas instituições de ensino atuais, tendo como referência prática o Projeto Escola em Cena, realizado com jovens adolescentes estudantes da Rede Pública Estadual de um município baiano.
Palavras-chave: Arte, educação, ecologia dos saberes, emancipação humana.
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