COLAGEM PANDÊMICA E PESQUISA DE SI
TEMPOS E FORMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7376Keywords:
Educação, Arte, Experiência, Dispositivo pedagógicoAbstract
The focus of the article is to relate the temporal experience with the artistic and educational experience. The objective is to present the educational practice of collage as a formative experience and, more than a technique, as an artistic language and self-research in the midst of social isolation and resistance to the Covid-19 Pandemic. Methodologically, the narrated biographical experience and personal artistic productions under the language of collage produced during domestic confinement and social isolation during the period 2019-2022 are taken as analytical material. The reference used is based on Charlot, Larrosa, Orbe, Maciel Júnior and Fuão. Collage allows transforming chaos into cosmos and experiencing temporalities in their different powers and forces. It allows self-research to take place, instituting processes that humanize, socialize and singularize or subjectivize, creating resistance and reinvention in the possible ways of being, understanding, living, acting on the world.
Key-words: Education. Art. Experience. Pedagogical device.
References
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber, elementos para uma teoria. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Verbete colagem. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo369/colagem>. Acesso em: 13 jan. 2023.
FERNANDES, Renata Sieiro; GARCIA, Valéria Aroeira. Algumas orientações para navegantes e principiantes na navegação: relacionando a pedagogia de projetos com a educação não-formal. Montagem (Ribeirão Preto), v. 8, p. 70-81, 2006.
FERNANDES, Renata Sieiro. Tarô-arte. Tarô-política. Tarô-ciência. CLIMACOM - Cultura Científica - Pesquisa, Jornalismo e Arte, LABJOR, UNICAMP, v. 15, p. 1-2, 2019.
FERNANDES, Renata Sieiro. Educação-Arte. Memória-Escrita. Memória-Imagem. In: FERNANDES, Renata Sieiro; GOUVEIA NETO, João Costa; POSCA, Luís Müller. (Org.). Arte e educação: encontros investigativos na contemporaneidade. Piauí: Acadêmica Editorial, 2021, v. 1, p. 15-31. DOI: https://doi.org/10.29327/529244.1-1
FUÃO, Fernando Freitas. A colllage como trajetória amorosa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
LARROSA, J. Nota sobre a experiência e o saber da experiência, In: Leituras SME, Rede Municipal de Educação de Campinas/Fumec, n. 4, julho/2001.
LARROSA, Jorge. Larrosa, Jorge. Tecnologias do eu e educação, In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86. Disponível em: file:///C:/Renata/artigos%20de%20outros/Larrosa,%20Jorge.%20Tecnologias%20do%20eu%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.htm. Acesso em: 12 jan. 2023.
ORBE, Fernando Bárcena. A aprendizagem do novo: reflexões sobre a tragédia no começo, in: Leituras SME, Rede Municipal de Educação de Campinas/Fumec, n. 3, julho/2001.
MACIEL JÚNIOR, Auterives. Do Caos ao Cosmos: Vida e pensamento na criação de uma arte desmedida. Revista Cosmos&Contexto, jan., 2019. Disponível em: https://cosmosecontexto.org.br/do-caos-ao-cosmos-vida-e-pensamento-na-criacao-de-uma-arte-desmedida/. Acesso em: 13 jan. 2023.
SANTE, Luc. Foreword. In: JARMUSCH, Jim. Some collages. Nova York: Anthology Editions, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.